Geral

08 de 05 de 2024, 19:13

Diário

Feira Nacional do Mirtilo: evento regressa em junho e traz novidades

Concurso para eleger o melhor mirtilo de Portugal entre as inovações daquela que é já a 16ª edição do evento

apanha mirtilos 2

Nos dias 28 e 30 de junho, Sever do Vouga irá receber mais uma edição daquela que é vista como a maior celebração do “rei dos antioxidantes”. Considerada a região com mais produtores de mirtilo do país, com uma produção anual entre as 250 000 e 270 000 toneladas do fruto silvestre, a “Capital do Mirtilo” recebe este ano a primeira edição do “Concurso para eleger o melhor mirtilo de Portugal”.

“O município de Sever do Vouga é pioneiro na produção do fruto e, por isso, faz todo o sentido que seja o primeiro a receber um evento deste género”, salienta Carlos Adão, presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM). “Pretende-se que o concurso contribua para a valorização dos produtores de mirtilo, pela distinção de qualidade da fruta produzida, bem como para a promoção do mirtilo, estimulando o consumo e incentivando a escolha do pequeno fruto produzido em Portugal”, afirma.

O concurso organizado pela ANPM e pelo município de Sever do Vouga, destina-se a todos os produtores nacionais com CAE compatível com a produção de mirtilo e a variedade a concurso identificada. Após ser avaliado por um júri, o fruto terá um “Mirtilo de ouro, Mirtilo de Prata ou Mirtilo de Bronze de acordo com a sua avaliação. A inscrição é gratuita e deverá ser feita online a partir do website oficial da organização.