Geral

24 de 04 de 2024, 17:19

Diário

Fim de semana de neve no distrito de Viseu devido a massa de ar fria

Meteorologistas alertam para uma descida das temperaturas e possibilidade de queda de neve os pontos mais altos das serras das regiões Norte e Centro, como Caramulo, Montemuro ou Serra da Estrela

NEVE SERRA DA ESTRELA

Fotógrafo: Jornal do Centro

Depois de dias com temperaturas acima do habitual para a época do ano, os termómetros vão registar uma descida de cerca de cinco graus em praticamente todos os concelhos do distrito. Também está prevista chuva e queda de neve nos pontos mais altos das serras das regiões Norte e Centro, como Caramulo, Montemuro ou Serra da Estrela.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, a partir desta quinta-feira (25 de Abril), “haverá uma mudança significativa do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação, que será de neve nos pontos mais altos das serras das regiões Norte e Centro, associada a uma descida da temperatura, particularmente notória após um período com valores acima do habitual para a época do ano”.

Esta mudança, refere o IPMA, “deve-se a um fluxo do quadrante norte, transportando uma massa de ar mais fria no flanco leste do anticiclone localizado no Atlântico Norte, que se estenderá em crista desde a região dos Açores até à Islândia, permitindo assim o desenvolvimento e deslocamento de perturbações frontais até à Península Ibérica”.

Assim, a partir de amanhã é esperada precipitação, inicialmente apenas no Norte e Centro, e em geral fraca, estendendo-se ao restante território e intensificando no dia 26, devido à passagem de uma superfície frontal fria.

“Após a passagem deste sistema, continuará o tempo instável, pelo menos até ao dia 28, com ocorrência de aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada e ocasionalmente ser de granizo. Prevê-se queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, descendo a cota para altitudes acima dos 1200 metros a partir da tarde de dia 26”, referem os meteorologistas.