Geral

28 de 11 de 2022, 14:23

Diário

Fundos europeus apoiaram 28 projetos do distrito de Viseu

Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai receber cerca de 7,5 milhões de euros. Já a Câmara de Viseu vai ser apoiada com 4 milhões

câmara de viseu

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e as autarquias da região vão receber mais de 22,1 milhões de euros dos fundos europeus do Centro 2020 para a concretização de 28 projetos.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o programa operacional aprovou o financiamento de 23 projetos e reforçou o investimento noutros cinco no distrito de Viseu.

Só a CIM Viseu Dão Lafões vai receber cerca de 7,5 milhões de euros por três projetos destinados a combater o insucesso escolar e a promover o empreendedorismo e a mobilidade sustentável.

Já a Câmara de Viseu vai ter 4 milhões de euros à sua disposição para investir na criação da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa, na mobilidade urbana e na requalificação da Escola Básica de Santiago.

Outros projetos aprovados incluem as requalificações da Casa do Passal em Carregal do Sal (515.973,98 euros), da Escola Secundária de Castro Daire (2.310.387,26 euros), da Avenida João XXIII em Nelas (575.013,69 euros) e da Ribeira das Hortas em Santa Comba Dão (644.600,68 euros).

Também a segunda fase do Parque Empresarial de Pindelo dos Milagres em São Pedro do Sul (563.912,14 euros), a ampliação da USF Cândido de Figueiredo em Tondela (195.406,09 euros) e a requalificação da Escola Secundária de Vouzela (621.920,41 euros) estão entre os projetos apoiados pelos fundos comunitários.

Em toda a zona Centro, o Centro 2020 aprovou 100 milhões de euros para 143 novos projetos de qualificação dos territórios em áreas prioritárias como educação, regeneração urbana, mobilidade sustentável, áreas de acolhimento empresarial, eficiência energética, saúde e património cultural e natural.

“Trata-se de 143 novos projetos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 89 milhões de euros, a que se junta o reforço de financiamento de 40 projetos já anteriormente aprovadas num montante de 11 milhões de euros”, explicou a CCDRC, em comunicado.

Estes apoios destinam-se a investimentos em intervenções em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, espaços públicos, mobilidade sustentável e áreas de acolhimento empresarial.

Na opinião da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, “o Programa Regional do Centro tem feito uma aposta efetiva em equipamentos de proximidade, com forte impacto na qualidade de vida das populações”.

Isabel Damasceno destacou “o apoio aos municípios nas áreas da educação, saúde, cultura, mobilidade e melhoria do espaço público”.

“Estes investimentos estão já alinhados com as prioridades do próximo período de programação, em particular na reorganização e qualificação da oferta de serviços públicos, no reforço do sistema urbano e na dinamização de ativos territoriais, com intervenções que fixem e atraiam pessoas e investimentos”, sublinhou.

projetos financiados
projetos financiados 2
projetos financiados 3