Geral

04 de 09 de 2023, 15:55

Diário

Há pão para provar e folclore para ouvir este fim de semana em V. N. Paiva

Freguesia de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebe nos próximos sábado e domingo o 7.º Festival do Pão e a 38.ª edição do Festival de Folclore

feira pão vila nova de paiva

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Vila Nova de Paiva

A freguesia de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebe este fim de semana (9 e 10 de setembro) o 7.º Festival do Pão e a 38.ª edição do Festival de Folclore.

Integrados nas festividades de Nossa Senhora do Rosário, os dois eventos resultam da organização conjunta da Câmara de Vila Nova de Paiva, da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e do Grupo Folclórico e Etnográfico local.

O programa deste certame arranca no sábado, a partir das 15h00, com as atuações do Grupo de Bombos de Pendilhe, das Cordas e Cantus da Nossa Terra da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, da Tunadão 1998 do Instituto Politécnico de Viseu e da Escola de Samba Associação Unidos do Mato Grosso.

A festividade religiosa conta com o Canto do Hino Akathistos, às 20h00 na Igreja Matriz. Ao serão, o Quinteto Beirão sobe ao palco para uma noite de fados agendada para as 21h00.

Já no domingo, o programa prossegue com uma missa em honra de Nossa Senhora do Rosário e procissão às 08h45. A partir das 10h00, abre o Festival do Pão com produtos regionais, tasquinhas gastronómicas, artesanato, visita aos fornos comunitários e prova das bôlas, animada com as atuações da Eukestra do Forrobodó e dos Diatónicos.

Às 15h30, começa o Festival de Folclore de Vila Cova à Coelheira com a participação de cinco grupos de todo o país: o Rancho Camponeses da Beira Ria, o Rancho Folclórico da Luz dos Candeeiros, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, o Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo e o anfitrião Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira.

O evento termina com o concerto dos Sons do Minho, às 18h30, trazendo música popular portuguesa no encerramento deste certame.