Geral

28 de 03 de 2022, 18:26

Diário

João Azevedo está fora do Governo... mas porque recusou

Vereador da oposição na Câmara e deputado socialista foi convidado para integrar o novo Governo de António Costa, mas recusou. João Azevedo garante que tem um compromisso com Viseu

Os João azevedo

Fotógrafo: Igor Ferreira

O vereador do PS na Câmara de Viseu, João Azevedo, está fora do Governo. O Jornal do Centro sabe que o também deputado socialista no Parlamento foi convidado para integrar o executivo de António Costa, mas recusou.

O novo Governo, que irá tomar posse esta quarta-feira (30 de março), contará apenas com dois secretários de Estado oriundos da região de Viseu.

O governante Rui Martinho, natural de São João da Pesqueira, continua como secretário de Estado da Agricultura, enquanto João Nuno Mendes, oriundo de Santa Comba Dão, continua no Ministério das Finanças, passando a ser secretário de Estado do Tesouro.

João Azevedo recusa confirmar o convite para entrar no Governo, mas garante em declarações ao Jornal do Centro que tem um compromisso com Viseu.

“O projeto político que foi definido por nós foi o de fazer um trabalho muito próximo em Viseu para podermos ter, um dia, a possibilidade de liderar o Município. Isso foi determinado há alguns anos e o meu compromisso é com Viseu e com os viseenses”, assegura.

João Azevedo salienta que recebeu vários apoios para continuar a fazer oposição na Câmara de Viseu e não se mudar para o Governo. O opositor acredita que os “compromissos” assumidos pelo PS para com a região vão ser cumpridos.

“Para aqueles que achavam que eu ia embora para fazer outro tipo de funções, estão enganados mais uma vez e a minha missão é estar comprometido com Viseu e com os viseenses e cumprir o que fomos dito ao longo dos últimos anos relativamente aos compromissos com este território e com as pessoas. Portanto, esses compromissos vão ser feitos e concretizados”, remata.

Do executivo de António Costa, saem João Paulo Rebelo, que era até agora o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e Rosa Monteiro, que estava com a secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade. O Jornal do Centro tentou sem sucesso ouvir os dois governantes cessantes.