Geral

23 de 11 de 2023, 16:07

Diário

Mais de 12 milhões de euros para construir e recuperar casas em Oliveira de Frades

Câmara de Oliveira de Frades viu aprovada a revisão à Estratégia Local de Habitação e vai criar 56 novos fogos habitacionais para arrendar. Também está prevista a reabilitação de 68 habitações

vila de oliveira de frades

A Câmara de Oliveira de Frades viu aprovada a revisão da Estratégia Local de Habitação, aumentando o investimento para mais de 12 milhões de euros. A medida prevê agora a criação de 56 novos fogos habitacionais em regime de arrendamento comparticipado e a reabilitação de 68 casas, abrangendo cerca de 300 pessoas apoiadas.

O investimento é maior em comparação com os 6 milhões de euros previstos no financiamento inicial. Em comunicado, a Câmara realça que este projeto sublinha a importância de haver “mais habitação e habitação digna” no concelho.

“É inaceitável nos dias de hoje haver famílias a viver sem as mínimas condições de higiene e segurança. Ter mais habitação digna é também essencial para a fixação de gentes que tanto precisamos para um concelho industrializado e em continuo desenvolvimento como o nosso”, acrescenta o executivo presidido por João Valério.

A Câmara acredita que, face à crise da habitação e à sua importância para atrair pessoas à vila, tem feito esforços para mitigar a problemática. Também para fazer face à situação, houve a necessidade de se efetuar uma revisão ao Acordo de Financiamento celebrado ao abrigo do programa de apoio 1.º Direito.

"Se no primeiro Acordo de Financiamento tínhamos um valor na ordem dos 6 milhões de euros, com a Revisão ficamos com um total a ultrapassar os 12 milhões de euros", destacou a autarquia, acrescentando que a atualização foi “fundamental para a melhoria dos processos de implementação das soluções habitacionais”.

A proposta também visou tornar mais eficiente a alocação dos recursos públicos destinados a responder aos problemas da habitação em Oliveira de Frades e tornar efetivos "os compromissos que foram assumidos no âmbito da programação definida na Estratégia Local de Habitação, assim como da expectativa gerada junto da população em geral, cujo interesse e adesão são manifestos".