Geral

28 de 03 de 2024, 16:01

Diário

Mercado do Queijo em Gouveia nesta sexta-feira e sábado

Evento junta pastores, produtores e queijarias da região da Serra da Estrela "num ambiente de festa e de riqueza gastronómica"

mercado do queijo gouveia créditos câmara

A Câmara de Gouveia, no distrito da Guarda, promove esta sexta-feira e sábado (29 e 30 de março) a 14.ª edição do Mercado do Queijo, certame dedicado à valorização e promoção do Queijo Serra da Estrela.

Em comunicado, a autarquia salienta que o evento reúne “durante dois dias, pastores, produtores e queijarias da região, num ambiente de festa e de riqueza gastronómica”.

O programa do Mercado do Queijo inclui degustação e venda do queijo, ‘showcookings’, workshops, desfiles de moda e momentos de animação musical.

De acordo com o programa divulgado pela organização, o certame abre as portas às 09h45 desta sexta-feira, com a saudação à cidade pela Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.

Seguem-se apresentações e momentos dedicados à gastronomia, como ‘workshops’ de fabrico de queijo, ‘showcookings’, provas de queijos nacionais DOP (Denominação de Origem Protegida) e apresentações de projetos inovadores da região.

Na tarde de sexta-feira realiza-se um desfile de moda e de acessórios com 100% lã que terá o acompanhamento musical do grupo “LUA”, da gouveense Aurora Pinto, finalista da segunda edição do programa televisivo “The Voice Kids Portugal”.

No sábado, o Mercado do Queijo reabre pelas 10h00. Para este dia está agendada a confeção do Requeijão de Beatilha (requeijão tradicional da União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra) e uma prova técnica de Requeijão da Serra da Estrela, dinamizado pela Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela.

Neste dia será também assinado um protocolo para a investigação e inovação gastronómica no âmbito do Requeijão Serra da Estrela DOP entre a Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela e o Instituto de Gouveia – Escola Profissional.

A programação do Mercado do Queijo 2024 conta com atuação de diversos grupos e coletividades da região e com a Mostra de Folclore do Concelho de Gouveia. O evento termina com uma harmonização de queijo da Serra da Estrela DOP com vinhos do Dão, promovida pela Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela (Estrelacoop).

A organização do certame, promovido pela Câmara de Gouveia, conta com a colaboração da Associação dos Pastores e Produtores de Queijo da Serra da Estrela, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, da rede cultural Terras da Transumância (da qual também faz parte Castro Daire) e da EstrelaCoop.