Geral

26 de 02 de 2024, 16:30

Diário

''Noite de Gala'' homenageia professor catedrático natural de Lamego

João Gama recebeu o Prémio de Mérito Cultural da Câmara de Lamego numa cerimónia onde também se celebraram os 16 anos de reabertura do Teatro Ribeiro Conceição, que vai ter financiamento para a programação

noite de gala joão gama lamego créditos câmara

O Teatro Ribeiro Conceição em Lamego acolheu mais uma “Noite de Gala” que assinalou o 16.º aniversário da reabertura da sala de espetáculos. O evento também homenageou João Gama, professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Porto que recebeu o Prémio de Mérito Cultural da Câmara de Lamego.

O júri fundamenta a atribuição deste galardão ao docente natural do concelho pelo seu papel relevante "na investigação da humanização da inteligência artificial, no ensino e na Língua e Cultura Portuguesa".

Durante o discurso de agradecimento, João Gama destacou os desafios e as transformações que a Inteligência Artificial vai operar no mundo e que vão "alterar profundamente a forma como nós ensinamos e como nós aprendemos", acrescentando que estas alterações requerem uma regulamentação para evitar utilizações fraudulentas.

"Partilho da perspetiva europeia de uma Inteligência Artificial responsável que promova o bem-estar e o desenvolvimento. Tenho uma visão positiva sobre o futuro", acrescentou.

Já o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, destacou o percurso de João Gama, elogiando-o como “um lamecense com um trabalho tão inovador e diferenciador”. O autarca também falou do Teatro Ribeiro Conceição, afirmando que é com "orgulho e gratidão" que avalia o percurso feito pelo espaço.

"Orgulho por trazer aqui um processo criativo do qual resultou um espetáculo belíssimo que tivemos a oportunidade de assistir na primeira parte e gratidão às associações e aos agentes culturais locais por trazerem a este palco a sua criatividade, originalidade e dinâmica. É por tudo isto que Lamego tem o epíteto de Capital Cultural do Douro", justificou.

Francisco Lopes anunciou ainda que foi aprovada a candidatura apresentada pela autarquia à Direção-Geral das Artes que garantirá um apoio financeiro de 400 mil euros para a programação do TRC até 2027.

O financiamento, defendeu o presidente da Câmara, vai contribuir “de forma assinalável” para a descentralização cultural e coesão territorial. "Vai ajudar-nos a criar novos públicos e a fomentar a criação cultural produzida pelos próprios lamecenses", acredita.

A “Noite de Gala” também ficou marcada pela apresentação de um novo espetáculo que cruzou movimentos, sons e gerações, que juntou mais de 60 pessoas, artistas e comunidade, que procuraram refletir a prática artística e comunitária como “um movimento impulsionador de novas paisagens humanas”, referiu em comunicado a Câmara de Lamego.