Geral

19 de 11 de 2021, 17:28

Diário

Parlamento chumba proposta do PAN para resolver financiamento da Casa do Passal

Partido pedia a transferência para a Câmara de Carregal do Sal de mais de um milhão de euros destinados à requalificação e musealização da antiga casa de Aristides de Sousa Mendes

 Casa do Passal - Fundação Aristides de Sousa Mendes

O PAN viu rejeitada a proposta que apelava ao Governo para que encontrasse uma solução que assegure a transferência para a Câmara de Carregal do Sal de mais de um milhão de euros destinados à requalificação e musealização da Casa do Passal.

O projeto de resolução teve esta sexta-feira (19 de novembro) os votos contra do PSD e do Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS e do PS, que tinha apresentado uma proposta semelhante para reforçar o financiamento da obra na antiga casa de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do Holocausto na Segunda Guerra Mundial.

O grupo parlamentar do PAN argumentava, na sua proposta, que a conclusão do projeto podia assegurar “o pleno reconhecimento nacional do ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes”, homenageado recentemente no Panteão Nacional.

O partido propunha a transferência de 1.041.643,45 euros não cobertos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, necessários para a conclusão da requalificação e musealização da Casa do Passal, além de outros 500 mil euros não cobertos pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior necessários para a construção de uma nova ciclovia dedicada à memória do ex-cônsul.

O PAN sugeria uma articulação entre o Governo e a Fundação Aristides de Sousa Mendes para assegurar estas transferências para a Câmara de Carregal do Sal.

O projeto de requalificação da Casa do Passal teve início em 2013, tendo sido cedido à Direção Regional da Cultura do Centro, que levou a cabo a substituição da cobertura, reforço e estabilização estrutural do edifício. A segunda fase foi assumida pela Câmara de Carregal do Sal.