Geral

17 de 01 de 2024, 16:08

Diário

Diabéticos tipo 2 com atividades físicas até junho em Lamego

Atividades do "Diabetes em Movimento" decorrem no Centro Multiusos. Sessões de exercício físico realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras

exercício físico diabetes lamego créditos câmara

Pessoas com diabetes tipo 2 podem, até junho, participar em sessões de exercício físico no Centro Multiusos de Lamego, no âmbito do programa "Diabetes em Movimento". A ação é promovida pela Câmara e pela Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.

"A participação é gratuita, devendo os interessados solicitar a respetiva referenciação junto dos médicos e enfermeiros dos centros de saúde de Lamego", explica a autarquia em comunicado.

As sessões realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras e são dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

"Esta dose semanal já foi testada como ferramenta terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2, redução do risco cardiovascular e aumento da funcionalidade. A prevenção de eventos adversos associados ao exercício físico, através da monitorização da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço, garante a segurança dos participantes", acrescentou a Câmara numa nota.

A iniciativa “Diabetes em Movimento”, que arrancou em outubro último, é coordenada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.