Geral

29 de 04 de 2024, 17:20

Diário

Programa do Jornal do Centro ''Aldeias com História'' entre os finalistas dos Prémios AHRESP

Programa está nomeado para a categoria Turismo nos Media, que tem cinco finalistas. Votação decorre até 20 de maio e prémios vão ser entregues a 21 de junho

ALDEIAS COM HISTÓRIA

O programa “Aldeias com História”, do Jornal do Centro, é finalista dos Prémios AHRESP e está entre os nomeados para a categoria Turismo nos Media, que vai distinguir o conteúdo que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.

O “Aldeias com História”, lançado em 2020 e com quatro temporadas produzidas, tem percorrido várias aldeias, dando a conhecer a sua história e tradições, como se vivia antigamente e como se vive nos dias de hoje. O programa já está atualmente na quinta temporada com alguns episódios.

A votação já está a decorrer no site dos Prémios AHRESP, prolongando-se até 20 de maio. A lista de finalistas da categoria Turismo nos Media também inclui o podcast “Aqui entre Nós” do Turismo do Centro e os projetos “Entre Vinhas”, “Rede-T” e “Rostos da Aldeia”.

Também entre os finalistas dos Prémios AHRESP está o Valverde Santar Hotel & Spa, no concelho de Nelas, nomeado para a categoria de Melhor Alojamento Turístico. Já a região do Douro, que inclui grande parte do norte do distrito de Viseu, está indicada para a categoria de Destino Revelação.

Os vencedores vão ser conhecidos na gala marcada para 21 de junho no Casino Estoril, que vai receber cerca de 600 convidados. Ao todo são 13 as categorias dos Prémios AHRESP, organizados pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e que distinguem o melhor que se faz em Portugal, e além-fronteiras, nas áreas da restauração, alojamento e promoção turística.

Das 13 categorias, 10 são votadas pelo público e três consistem em nomeações pela direção da associação e pela comissão de honra dos galardões (Prémio Portugueses Lá Fora, Personalidade do Ano e Prémio Mário Pereira Gonçalves).

Em comunicado, a AHRESP revela que esta edição – a oitava – dos Prémios foi “a mais concorrida de sempre” com mais de 400 candidaturas. Durante três meses, a associação percorreu todo o país para identificar projetos que reunissem as características para serem candidatos aos Prémios. Essa aposta “está plasmada na lista de finalistas, que se traduz numa ampla cobertura territorial”, refere na mesma nota. As candidaturas foram depois avaliadas por um comité de seleção composto por 39 personalidades.