Geral

16 de 04 de 2024, 10:57

Diário

Resultado do projeto da CIM Viseu Dão Lafões sobre fogos florestais conhecido em Madrid e Bruxelas

Projeto Life Landscape Fire, coordenado pela Comunidade Intermunicipal, faz um primeiro balanço com apresentações nas capitais espanhola e da União Europeia em maio

Fogo Controlado

Fotógrafo: Igor Ferreira

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai apresentar os resultados do projeto de biodiversidade e valorização do território Life Landscape Fire em Madrid e Bruxelas. Os workshops estão marcados para os dias 7 e 22 de maio.

As ações, intituladas “Igniting Change”, visam divulgar os primeiros resultados do projeto coordenado pela CIM e partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas com relevância regional e nacional.

O primeiro destes eventos decorre esta quarta-feira (17 de abril) na Biblioteca Municipal de Mangualde. O projeto europeu Life Landscape Fire foi lançado em 2019 e visa preservar a biodiversidade e os ecossistemas, através da implementação de medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, unindo Portugal e Espanha.

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, é organizado em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta da Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade da Extremadura.

Desde o início do projeto, a CIM organizou ações como a visita que o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevi?ius, fez à aldeia da Coelheira, em São Pedro do Sul, onde assistiu no ano passado a uma ação de fogo controlado, além do Seminário Internacional Life Landscape Fire em Viseu e uma visita de campo de três dias na região espanhola da Extremadura.

"Desde 2019, que o programa Life Landscape Fire tem constituído um laboratório prático, em que nascem novas ideias e diferentes abordagens no combate aos fogos florestais. São esses resultados entusiasmantes que vamos partilhar, em conjunto com os nossos parceiros, em Mangualde, Madrid e, finalmente, Bruxelas", realça o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.