Geral

26 de 11 de 2022, 08:32

Diário

Rede PEPER: Há cada vez mais alunos dos cursos profissionais a entrar no ensino superior

Projeto que tem como objetivo incentivar os alunos dos cursos profissionais a ingressar no ensino superior juntou Politécnico de Viseu e Piaget. Criada em 2019, a Rede PEPER integra atualmente 19 agrupamentos de escolas, 13 escolas profissionais e nove escolas secundárias

REDE PEPER REUNIÃO IPV

Fotógrafo: Instituto Politécnico de Viseu

Os alunos que chegam ao ensino superior vindos dos cursos profissionais estão a aumentar no Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e no Instituto Piaget de Viseu. A certeza é dada pelos responsáveis da Rede Regional PEPER - Promoção do Ensino Profissional em Rede. A iniciativa é das duas instituições de ensino e foi criada em 2019, de forma a valorizar o ensino profissional.

A rede PEPER é composta por 19 agrupamentos de escolas, 13 escolas profissionais e nove escolas secundárias, que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e CIM Douro. A ideia do projeto é criar sinergias com os vários agentes e entidades para divulgar e incentivar os alunos dos cursos profissionais a ingressar no ensino superior, seja os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CteSP) ou as licenciaturas.

“Ainda não temos o crescimento que queremos. Mas, olhando para estes primeiros três anos letivos, podemos dizer que este ano notou-se um crescimento muito substancial, do primeiro para o segundo não foi muito substancial, mas do segundo para o terceiro já houve um maior crescimento, seja em CteSP, seja em licenciaturas”, afirmou Cristina Barroco, do IPV.

Um crescimento que é também sentido no Piaget de Viseu. “Nestes dois últimos anos temos tido um crescimento significativo, quer a nível do curso de Fisioterapia quer Enfermagem. Voltámos a ter turmas grandes, muito graça à rede PEPER e à divulgação no terreno. É, sem dúvida, um crescimento notório com cada vez mais jovens a integrar o ensino superior”, assegurou Ana Caldeirada.

A também diretora-adjunta da Escola de Saúde do Piaget reforça que os últimos anos têm demonstrado que há cada vez mais alunos a integrar o ensino profissional e que, por isso, “é importante que esses alunos continuem a estudar, a desenvolver as suas competências e ingressarem o ensino superior”. Uma ideia a nível nacional, que a rede achou “muito positivo, juntando assim as duas instituições”.

Esta quinta-feira (24 de novembro), a Aula Magna do Politécnico de Viseu foi palco de um encontro entre os elementos da Rede PEPER e 46 participantes, entre diretores de escolas, psicólogos e diretores dos cursos profissionais, em representação de várias instituições de ensino.

“O que acontecia até agora era que a rede PEPER saia à rua e ia às escolas, mas hoje decidimos fazer o contrário. As escolas saírem e vieram até nós. Esta sessão de trabalho serviu também para ouvirmos o que os nossos parceiros estão a achar do projeto e que ideias e melhorias têm”, explicou Cristina Barroco, do IPV. Segundo a responsável, o projeto já chegou a 1500 alunos, num total de 29 escolas.

Durante a sessão foram abordadas várias temáticas, como o apoio a estudantes estrangeiros ou as soluções de ação social nas instituições de ensino superior. No final, os presentes puderam dar sugestões, ideias que vieram de vários pontos da região como Moimenta da Beira, Sátão, Viseu ou Nelas.

Entre as sugestões estão a necessidade de as instituições de ensino superior puderem divulgar junto dos alunos, além da oferta formativa, os diferentes apoios, como bolsas ou apoio ao alojamento, “para que ninguém se afaste por achar que não tem condições económicas”. Foi ainda sugerido que os dias abertos, altura em que os alunos se deslocam às instituições, sejam mais segmentados por áreas ou departamentos e que os alunos possam ter mais contacto com os cursos, com atividades em laboratórios, por exemplo.

No final, o balanço foi positivo. “Vou muito feliz porque tivemos ideias muito interessantes. Foram faladas coisas que agora nós, enquanto rede PEPER, vamos implementar. Vamos começar a divulgação nas escolas logo a partir de janeiro e vamos associar algumas sugestões”, garantiu Cristina Barroco.

Ana Caldeira acrescentou que foi uma sessão “muito positiva, com resultados e que irá, certamente, valorizar a Rede PEPER”.

REDE PEPER REUNIÃO_ANA CALDEIRA E CRISTINA BARROCO_PIAGET E IPV

Fotógrafo: Instituto Politécnico de Viseu