Geral

20 de 09 de 2023, 15:30

Diário

Festa da Labareda em Resende a partir desta sexta-feira

Concelho entra em festa para mais uma edição da tradicional Festa da Labareda. Festividades, que decorrem até 1 de outubro, têm como cabeças de cartaz Augusto Canário, D.A.M.A. e Calema

festa da labareda resende 2022 v2

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Resende

Resende entra em festa esta sexta-feira (22 de setembro) para mais uma edição da tradicional Festa da Labareda. As festividades, que decorrem até 1 de outubro, têm como cabeças de cartaz Augusto Canário, D.A.M.A. e Calema.

A autarquia local, que organiza o evento, promete “atividades diversificadas, englobando concertos, eventos desportivos e culturais, gastronomia, artesanato, folclore, exposições e arruada de bombos, que irá proporcionar momentos de animação e diversão a todos os munícipes e visitantes”.

As atrações também incluem a iluminação festiva nas principais ruas da vila e as sessões de fogo de artifício.

A abertura da festa está agendada para sexta-feira às 21h30, com a atuação de grupos locais. O cantor popular Augusto Canário, conhecido pelas suas desgarradas minhotas e por temas como “O Popó da Namorada”, atua dia 28 às 22h30. Seguem-se os D.A.M.A. no dia 29, à mesma hora, e os Calema no dia 30.

Também estão previstas várias outras atuações de artistas e grupos locais como a Banda Projeto, os Black Band, Paulo Resende, Folk You, Estrelas da Primavera, Leonardo Rabaça, Dual Ritmo, R2CA e DJ’s como Diogo Ferrador, Pedro Costa, Dual Ritmo, Gguê, Afropeet, William e Nguimbi.

Outra das atrações é a prova de perícia automóvel, com Slalom Noturno, este sábado (dia 23) às 20h30, e a competição principal no domingo (dia 24) às 11h00, em frente aos Paços do Concelho. A prova quer atrair os amantes dos desportos motorizados a Resende.

A gastronomia também não vai faltar através da iniciativa “Papas no Pote”, a ter lugar no dia 28 de setembro, a partir das 20h00, no Parque Urbano. O evento, segundo a Câmara, é uma “oportunidade única” de saborear esta refeição típica de Resende, confecionada à moda antiga.

No feriado municipal, 29 de setembro, realizam-se a Feira Anual de São Miguel e as comemorações solenes do Dia Concelhio do Bombeiro, com o desfile dos Bombeiros Voluntários de Resende a partir das 15h30.

O folclore estará em destaque no último dia de festa com o desfile dos ranchos folclóricos do concelho de Resende e o Festival de Folclore Concelhio no Largo da Feira. O programa termina à noite com o concerto da Banda “A Velha” de São Cipriano.