Geral

30 de 04 de 2024, 12:25

Diário

Sítio arqueológico em Nelas vai ser estudado por investigadores

Torre do Castelo, em Senhorim, recebe trabalhos de limpeza. Objetivo é fazer depois um estudo aprofundado sobre o local que tem vestígios de uma fortificação em ruínas

Fotógrafo: Câmara de Nelas

A Torre do Castelo em Senhorim, no concelho de Nelas, está a ser alvo de trabalhos de limpeza numa ação de valorização promovida pela Câmara Municipal. O objetivo passa por fazer depois um estudo aprofundado sobre o local que tem sido fustigado por incêndios e que possui vestígios de uma fortificação em ruínas.

A Câmara explica que a ação de valorização “vai permitir a limpeza do material vegetal que resistiu ao incêndio de agosto do ano passado, possibilitando após a limpeza fazer um levantamento topográfico integral do esporão rochoso e permitir um estudo técnico aprofundado de um local com um potencial histórico notável”.

Integrado no percurso pedestre Moinhos do Rio Castelo, o local também vai ter brevemente um painel explicado com mais informações sobre o próprio sítio, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o apoio da Junta de Freguesia de Senhorim.

A iniciativa foi feita no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema deste ano é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.