Geral

29 de 08 de 2022, 12:31

Diário

Várzea de Calde certificada como "Aldeia de Portugal"

Lugar onde se mantém vivo o ciclo do linho é a 22ª aldeia do distrito a integrar a rede "Aldeias de Portugal"

várzea de calde

Fotógrafo: Aldeias de Portugal

A aldeia de Várzea de Calde, na freguesia de Calde, concelho de Viseu é o mais recente membro da rede de Aldeias de Portugal. A localidade onde continua vivo o ciclo do linho entra na lista na qual já estavam 21 aldeias do distrito de Viseu.

Várzea de Calde aguardava a certificação juntamente com Fataunços e Pendilhe - que também entraram recentemente na rede, e Covelo e Valadares.

O distrito de Viseu passa a ter 22 Aldeias de Portugal. A marca "Aldeias de Portugal" é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com relevante atividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente.

São 17 os concelhos do distrito com lugares classificados como "Aldeias de Portugal". Várzea de Calde (Viseu) junta-se a Pendilhe (Vila Nova de Paiva),Fataunços (Vouzela), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão), Covas do Monte (S. P. Sul), Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira ( Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Pena (S. P. Sul), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (S. J. Pesqueira), Souto (Penedono) e Vale de Papas (Cinfães).