Geral

23 de 09 de 2021, 09:00

Diário

Viseu distinguido pela primeira vez com bandeira verde

Treze escolas do concelho foram distinguidas como Eco-Escolas no último ano letivo

câmara de viseu

A Câmara de Viseu foi distinguida na quarta-feira (22 de setembro) pela primeira vez com a Bandeira Verde ECOXXI. Os resultados foram divulgados durante uma cerimónia que decorreu em Santo Tirso.

Já 13 estabelecimentos de ensino do concelho foram reconhecidos publicamente como Eco-Escolas pelo seu trabalho em prol do ambiente.

Em comunicado, o atual executivo municipal reconhece que esta distinção reconhece o “intenso trabalho” que diz ter sido feito no ambiente e na sustentabilidade nos últimos anos.

Segundo a Câmara, a Bandeira Verde ECOXXI é um programa coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa “identificar e reconhecer as boas práticas ambientais e sociais dos territórios em Portugal, e desafiar as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor”.

A autarquia revela ainda que, na categoria das Eco-Escolas, Viseu voltou a bater recordes relativamente ao último ano letivo, tendo tido 13 escolas distinguidas. Em 2019/2020, eram nove as Eco-Escolas em Viseu. A Câmara diz que estes números consolidam “desta forma uma tendência de crescimento que já se verificava desde 2017”.

“Neste caso, a distinção reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização de vários objetivos ambientais e de sustentabilidade, nomeadamente um plano de ação alusivo aos temas da Água, Energia, Resíduos, Ar e/ou Espaços Exteriores”, explica o município viseense.

Nos municípios, o programa Bandeira Verde ECOXXI analisou 21 indicadores e 65 subindicadores com vista a identificar e galardoar os concelhos com boas práticas de sustentabilidade.

“Este é um prémio que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Viseu é um dos municípios parceiros deste programa ao comparticipar, todos os anos, as inscrições dos estabelecimentos de ensino. Apesar do confinamento durante o 3.º período escolar, verificou-se um esforço das escolas em colmatar as condicionantes existentes, incentivando os alunos à continuidade do trabalho a partir de casa, adaptados à aprendizagem, junto da família”, explica a Câmara de Viseu.

A presidente do município, Conceição Azevedo, defendeu que Viseu “está cada vez mais verde e sustentável, justificando em pleno a designação de Cidade-Jardim”.

Na sua 15.ª edição, a iniciativa teve em 2021 o segundo maior número de concelhos a concurso, 58, depois de Porto Moniz, Montemor-o-Velho, Soure, Vila de Rei e Viseu se terem apresentado este ano pela primeira vez.

A atribuição da bandeira verde foi dividida em quatro escalões, conforme a percentagem do índice ECOXXI, havendo distinção apenas para quem apresentou um resultado final igual ou acima dos 50% dos 22 critérios definidos pela Associação Bandeira Azul.

Entre os critérios estavam a educação ambiental, a cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável, conservação da natureza (biodiversidade e geodiversidade) e medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia, áreas em que cada um dos municípios candidatos teve de apresentar resultados, sendo avaliado pelo que conseguiu.

Na base da atribuição do galardão, lê-se na informação prestada pela organização, está a análise da “informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições”.

Assim, por esta ordem, Pombal, Torres Vedras, Braga, Águeda, Sintra, Lousã, Oeiras, Leiria, Santo Tirso e Maia foram os concelhos com o melhor registo, todos eles acima dos 80%.

Na categoria abaixo, com registo superior a 70% ficaram: Lourinhã, Avis, Albufeira, Nazaré, Mafra, Alfândega da Fé, Vila Nova de Famalicão, Tavira, Funchal, Mira, Vila Franca de Xira, Oliveira do Hospital, Estarreja, Valongo e Lagos.

Na categoria com mais de 60% foram classificados Góis, Tarouca, Viseu, Arganil, Amadora, Mealhada, Póvoa de Varzim, Trofa, Macedo de Cavaleiros, Setúbal, Cascais, Manteigas, Cantanhede, Anadia e Vila Nova de Poiares.

Por último, com um registo superior igual ou superior a 50% foram distinguidos: Vila do Bispo, Beja, Sesimbra, Vila de Rei, Amarante, Vila do Porto, Caminha, Soure, Fundão, Ourém, Lajes do Pico, Torres Noves, Horta e Tábua.