Geral

29 de 07 de 2021, 18:14

Autárquicas'21

Autárquicas: PSD está fora da corrida eleitoral em Mortágua

Concelhia local justifica decisão com o facto de não conseguir contactar e inscrever todas as candidaturas dentro do prazo para a entrega das listas

bandeira psd 1

O PSD não vai apresentar lista para as eleições autárquicas em Mortágua.

O anúncio foi feito esta tarde de quinta-feira (29 de julho) pela concelhia local, depois de Júlio Norte, eleito presidente da Câmara pelo partido, ter recentemente anunciado que não se iria recandidatar.

Em comunicado, a direção concelhia do PSD admite que não foi possível “contactar e inscrever cerca de 240 candidaturas” para a Câmara, a Assembleia Municipal e as juntas de freguesia dentro do prazo estipulado para a entrega das listas, com o prazo de 2 de agosto. Ainda assim, defende ter feito um esforço para tentar apresentar-se à corrida eleitoral em Mortágua.

“Trata-se de uma situação inédita no concelho, alheia à nossa vontade, que lamentamos profundamente, pelo facto de os militantes e simpatizantes do PSD e os mortaguenses em geral, se verem privados de poderem optar por uma candidatura renovada, apresentada pelo Partido que, para mais, teve a responsabilidade de liderar o Município nos últimos oito anos”, pode ler-se na nota.

A direção concelhia acrescenta ainda no comunicado que “só muito recentemente” é que soube que Júlio Norte, que tinha sido o candidato indigitado pelo PSD nacional para Mortágua, decidiu não apresentar a sua recandidatura. Uma informação que, lembrou o PSD local, foi “tornada pública uma vez que foi divulgada na comunicação social e nas redes sociais”.

A Comissão Política Concelhia queixa-se também de que não foi consultada ou pronunciada previamente pela estrutura laranja nacional depois do anúncio em março de que Júlio Norte ia ser candidato à Câmara de Mortágua pelo PSD.

Precisamente, em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da concelhia do PSD de Mortágua, Arnaldo Ferreira, responsabiliza a direção nacional do partido pela situação.

“Fomos confrontados em março com o anúncio do Rui Rio para a candidatura do atual presidente da Câmara sem que a comissão política concelhia tivesse sido pronunciada. Nós achámos na altura que tínhamos uma palavra a dizer sobre esta questão porque os estatutos obrigam a uma audição numa primeira fase com as comissões de secção até chegar eventualmente à promulgação nacional. Tal não aconteceu”, explicou.

O líder recorda que, com a saída de Júlio Norte, a concelhia teve apenas um mês e uma semana para organizar as candidaturas, algo que se chegou a concluir que seria impraticável. “Por muito que nos custasse, esta é a primeira vez que isto sucede e decidimos não concorrer a estas autárquicas”, disse.

O Jornal do Centro tentou obter mais esclarecimentos do presidente da distrital de Viseu, Pedro Alves, mas sem sucesso.

Recentemente, no seu próprio anúncio, Júlio Norte justificou a sua não-recandidatura por motivos pessoais e familiares e disse que chegava “o momento de concluir” o seu ciclo político depois de quase 32 anos a ocupar cargos políticos. É presidente da Câmara Municipal de Mortágua desde 2013.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PSD venceu as eleições em Mortágua com 47,80 por cento dos votos.