Inês Azevedo

18 de 09 de 2021, 11:00

Lifestyle

Carina Moreira: “o teatro e música não são só para divertir, também servem como educação”

Carina Moreira nasceu ao som dos cantares da mãe. Um gosto que herdou desde muito cedo. “Onde está o meu talento?” é o programa que inspira pessoas a descobrirem o seu talento, nas mais variadas áreas. Canto lírico é o último talento desta temporada

Carina Moreira Canto Lírico - Onde está o meu talento?

Fotógrafo: JC

Carina Moreira, viseense e apaixonada pelo mundo das artes dá voz ao último episódio do programa “Onde está o meu talento?”. Apresenta-se com uma interpretação da sua autoria. Stizzoso, mio stizzoso é a escolha da jovem, também por ser uma das suas músicas preferidas.

Ao dar os primeiros passos de vida, Carina começou por aprender a falar, cantando. Tudo isso, culpa de sua mãe. “Herdei o gosto da minha mãe, porque ela passa a vida a cantar e canta muito bem”, enfatiza a jovem.

Este gosto pelo mundo da música levou-a mais além. “Eu comecei a ter aulas de música no Conservatório de Santa Comba Dão. Comecei com violino até ao 9º ano, só que depois entrou lá um professor de canto e começou a puxar por toda a gente. Começou a tirar algumas pessoas do coro e disse: tu tens de ter aulas”, destaca Carina.

E assim foi, pelo menos até ao 12º ano, com o professor Luís Rendas Pereira, que atualmente, continua a dar aulas no Conservatório de Música e Artes do Dão e a ganhar concursos de canto. Uma verdadeira inspiração para a jovem cantora.

Além disso, Carina fez teatro musical com António Leal, a Elenco Produções de Gaia e a ACERT.

“Eu sempre quis cantar, mas o canto lírico foi uma coisa à parte e que surgiu mais tarde. Canto desde pequenina. O canto lírico é uma coisa que é preciso trabalhar muito e é preciso gostar mesmo de se conseguir fazer. Além de que junta a interpretação, porque todas as músicas têm alguma história por detrás e isso é o que mais difere, é o que mais me apaixona”, menciona Carina.

O canto lírico exige disciplina e para Carina, não se consegue “trabalhar a voz como se trabalha outro instrumento, porque são músculos e são coisas que devem ser levadas com o tempo”. E para já, a artista deseja para o seu futuro profissional, a presença do teatro musical, sendo que o canto lírico não fica para trás.

O seu mote é “mostrar às pessoas que teatro e música não são só para divertir, não são só para distrair, também servem como educação”.

Ao ingressar no Ensino Superior na licenciatura em Artes da Performance Cultural, na Escola Superior de Educação de Viseu, Carina deixou de ter contacto com orquestras.

Carina Moreira já integrou o corpo de duas bandas, sendo elas KhaganiçOrchestra e O Pai Deles. Venceu o concurso “Solista Fundação Lapa do Lobo 2016”, presidido pelo Maestro António Vassalo Lourenço.