Geral

03 de 07 de 2022, 09:00

Lifestyle

Penalva do Castelo: um verão recheado de cultura até setembro

Segunda edição do “Verão n’A Eira” arranca este mês, com várias atividades incluindo cinema, concertos e jogos tradicionais

verão na eira penalva

Fotógrafo: D.R.

Concertos, workshops, cinema, conversas e jogos tradicionais fazem parte da agenda da segunda edição do “Verão n’A Eira”, que decorre durante este verão no concelho de Penalva do Castelo.

De julho a setembro, a associação A Eira irá organizar mais uma vez a iniciativa, “dado o sucesso da sua primeira edição” no ano passado.

“Este ano decidimos apostar num programa mais extenso e variado. Esta iniciativa continua a ter como objetivo a promoção da colaboração com as associações culturais/instituições do município e a consequente aproximação entre elas, afim de se criarem sinergias e dinâmicas que possam resultar numa maior atividade cultural a nível concelhio”, afirmou a organização do evento.

O evento prevê atividades nas localidades de Lusinde, Penalva do Castelo, Esmolfe, Sezures, Encoberta e Ínsua.

O objetivo da organização é o de provocar encontros e diálogos entre as pessoas, de forma a combater o despovoamento e isolamento das aldeias.

“Estamos numa freguesia onde quase não existia nada e acabamos por nascer, em 2020, com pessoas da aldeia, que se preocupam com as questões do despovoamento e abandono das terras, com o objetivo de promover iniciativas culturais”, contou o presidente da associação A Eira, Carlos Rodrigues.

A instituição nasceu em Lusinde, uma aldeia que dá nome a uma das freguesias de Penalva do Castelo e que, “à semelhança de outras aldeias do interior, tem uma população muito idosa”.

“Nascemos para lhes dar alguns motivos para saírem de casa, encontrarem-se e partilharem as suas ideias e conversarem de forma descontraída. No fundo, queríamos promover o convívio entre as pessoas da aldeia”, explicou..

Depois de terem proporcionado, em algumas noites do verão de 2021, sessões de cinema e alguns serões musicais, a coletividade promove este ano uma segunda edição de “Verão n’A Eira” com mais atividades.

“Este ano, decidimos manter, porque, de forma surpreendente, tivemos uma forte adesão por parte das pessoas por onde andámos e até alargámos um pouco mais. E vamos ter também ‘workshops’ de teatro sensorial, jogos tradicionais e conversas”, contou.

Carlos Rodrigues adiantou que as conversas terão como foco “as questões do interior e do mundo rural”, e que vai haver também um “ciclo de cinema documental com alguns documentários que têm pontes de contacto com a realidade” de Lusinde.

“De alguma forma, este cinema tem a ver connosco e com questões sociais para que o cinema comunique melhor com o nosso público-alvo, que é de uma faixa etária muito elevada, tendo em conta as nossas populações”, disse.

A agenda cultural acontecerá, “essencialmente, ao fim de semana, durante os meses de julho, agosto e setembro, com exceção para os documentários que serão durante a semana, porque acontecem na Biblioteca Municipal” de Penalva do Castelo.

“Também iremos ter iniciativas com jogos tradicionais e aí contamos com as colaborações das pessoas, junto das quais estamos a fazer recolhas de informações para podermos promover os jogos que mais lhes dizem”, contou.

O presidente da associação admitiu ainda que um dos objetivos que a coletividade tem é a de “criar sinergias com outras associações do concelho para promover iniciativas conjuntas a circularem nas aldeias” de Penalva do Castelo.

A agenda
Este mês de julho será marcado pelo ciclo de documentários “Cultures of Resistance”, que arranca dia 7 na Biblioteca Municipal. Os filmes que serão exibidos são “Stalking Chernobyl”, “De lixo a tesouro, transformando negativos em positivos” (dia 14), “Burkinabè Bounty – Agroecologia no Burkina Faso” (dia 21) e “Culturas de Resistência” (dia 28), todos marcados para as 21h30.

No dia 16, às 16h00, será realizado um workshop de origami também na Biblioteca Municipal. E, a 23 de julho, haverá “Cinema na Aldeia”, na Ínsua, a partir das 21h30.

Já em agosto, a Biblioteca Municipal recebe no dia 7 um workshop de teatro labirinto, pelas 15h00. Nos dias 20 e 21, Encoberta e Sezures vão receber sessões de cinema. A Capela de Lusinde recebe, no dia 28, um concerto acústico das Concertinas do Dão às 21h30.

Em setembro, a mesma igreja acolhe no dia 3 uma atuação da escola de música da Casa do Povo de Esmolfe, à mesma hora. No dia seguinte, Esmolfe recebe “Cinema na Aldeia”.

A 10 de setembro, a Biblioteca Municipal recebe às 16h00 a conversa “O Lugar do Rural”. No dia 17, Lusinde acolhe a última sessão de cinema do evento e, no dia 18, o “Verão n’A Eira” encerra com jogos tradicionais a partir das 14h30 na Escola Primária de Lusinde.