Geral

16 de 06 de 2022, 11:30

Lifestyle

S. João da Pesqueira: Festival Enogastronómico junta produtores e alunos

O Cineteatro de São João da Pesqueira e a escola profissional Esprodouro recebem, este sábado, a terceira edição do Festival Enogastronómico e o segundo Congresso Internacional de Aprendizagem Eficaz, com o mote "(Re)Criar o Futuro do Nosso Douro"

Festival Enogastronómico esprodouro pesqueira

Fotógrafo: D.R.

O Cineteatro de São João da Pesqueira e a escola profissional Esprodouro recebem, este sábado (18 de junho), a terceira edição do Festival Enogastronómico e o segundo Congresso Internacional de Aprendizagem Eficaz.

O evento vai decorrer durante a manhã no Cineteatro e à tarde na Esprodouro, tendo como mote "(Re)Criar o Futuro do Nosso Douro".

Neste projeto que envolve os alunos da escola, o seu diretor pedagógico, Fernando Rodrigues, frisa que o objetivo é “realizar um debate onde se pretendem mais do que identificar desafios e problemas, sugerir soluções para o futuro do nosso Douro, assumindo a escola um papel de parceiro das empresas neste drama que é a mão-de-obra formada com qualidade”. “A nossa meta é alcançar a exigência do nosso Douro”, acrescenta.

Segundo a organização, o evento conta o apoio de produtores e empresas de renome da hotelaria da região, como a Ramos Pinto, a Real Companhia Velha, a DOC by Rui Paula e a Six Senses Douro Valey.

"É um orgulho para nós ter tantas empresas de qualidade interessadas na formação e empregabilidade dos nossos alunos, apostando neste nosso evento como uma mostra do trabalho de toda a comunidade Esprodouro", refere Fernando Rodrigues.

O congresso conta com quatro painéis de debate, com temas como a educação, o social, a gastronomia e os vinhos, com vários convidados. A coordenadora pedagógica, Cristina Pinto, diz que foi pedido a cada orador “que indique três desafios, cinco problemas e sete soluções”, resultando num total de 49 resoluções a integrar no nosso projeto educativo de 2030.

O evento contará também com a participação de chefs, enólogos e diretores de hotéis e restaurantes. A dinâmica do evento envolve um congresso, uma feira de vinhos e produtos endógenos, um concurso de vinhos brancos, tintos e portos e um jantar eno-gastronómico partilhado entre alunos da escola, enólogos, chefs ex-alunos da escola e convidados.

O jantar será limitado a convidados a 150 lugares e a entrada no congresso e feira, apesar de gratuito, está limitado a 200 lugares pelo que carece de inscrição no site esprodouro.com.