A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Teatro Viriato apresenta a sua última temporada de 2024, que decorre entre setembro e dezembro, sob o lema “Teatro Viriato: há 25 anos a ser cultura”. A programação reflete o percurso de duas décadas e meia como um importante agente cultural, com destaque para a sua autonomia e apoio à criação artística nacional, através de residências, coproduções e educação artística.
A temporada arranca com a peça “Suécia”, de Pedro Mexia, nos dias 13 e 14 de setembro, uma produção do Teatro Nacional São João. Seguem-se destaques como a peça “Blackface”, de Marco Mendonça (27 de setembro), e o documentário “Onde está o Zeca?”, no dia 28 de setembro.
Em outubro, o público pode assistir ao espetáculo musical “A Voz do Rock” (4 de outubro), um projeto que nasceu no Teatro Viriato e que celebra 10 anos de existência. Neste coletivo musical só participam pessoas com mais de 65 anos, bem como ao festival de cinema Vistacurta (15 a 19 de outubro), em parceria com o Cine Clube de Viseu, com a apresentação de curtas-metragens, uma oficina de música e um filme musicado ao vivo. Ainda em outubro, destaca-se a remontagem de “A Viagem”, de Filipa Francisco, e a oficina de Circo Contemporâneo Casa Aberta, nos dias 26 de outubro e 14 de dezembro.
A companhia Formiga Atómica ocupa o palco de 29 de outubro a 9 de novembro, onde celebra os seus 10 anos com cinco espetáculos. Em novembro, a programação inclui o espetáculo “O Silêncio de Saramago” (dias 15 e 16) e a performance internacional “Hakanaï” (29 e 30 de novembro), que cruza dança e artes digitais.
Em dezembro, o destaque vai para “Antiprincesas” (de 5 a 7 de dezembro), uma peça para o público infantil, e para o concerto de Carminho, a grande voz do fado, no dia 21, que se apresenta pela primeira vez no palco do Teatro Viriato. Um concerto onde apresenta o seu novo álbum “Portuguesa”.
A programação fecha com “Rádio Pirata”, uma homenagem às rádios piratas de Viseu, no dia 20 de dezembro. Durante toda a temporada, o foyer do Teatro Viriato acolhe a exposição de fotografia “Memórias”, da autoria de José Alfredo.
Ao todo, são 32 atividades que celebram o legado do Teatro Viriato, com um destaque especial para as coproduções e parcerias nacionais e internacionais, num ano em que a instituição reforça o seu papel de serviço público à cultura em Portugal.