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Sofia Pereira
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Novas medidas devido à Covid-19 afastaram clientes dos restaurantes

 Novas medidas devido à Covid-19 afastaram clientes dos restaurantes
12.07.21
fotografia: Jornal do Centro
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 Novas medidas devido à Covid-19 afastaram clientes dos restaurantes
15.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Novas medidas devido à Covid-19 afastaram clientes dos restaurantes

Impacto negativo na faturação. É este é o balanço do primeiro fim de semana com as novas regras na restauração, que implicam a apresentação de um teste negativo à Covid-19 ou o certificado digital de vacinação para quem quiser comer no interior do restaurante. Uma medida que afastou clientes, garantem vários restaurantes da cidade de Viseu.

No Casablanca, uma marisqueira na cidade com 25 anos de existência, a quebra de clientes atingiu os 80 por cento, números em muito motivados pela inexistência de esplanada.

Manuel Machado, sócio gerente, conta que foram várias as pessoas que se deslocaram ao espaço mas que não chegaram a entrar porque não tinham o certificado e muitos não sabiam sequer como ter o certificado.

“Tivemos que ajudar algumas pessoas que tinham o código mas não sabiam como fazer, sobretudo os mais velhos. Já para não falar daqueles que apareciam com o cartão a comprovar que tinham as duas vacinas mas como ainda não tinham passado os 14 dias não tinham o certificado”, conta.

Manuel Machado garante que foi o take away que “salvou” o fim de semana, sobretudo no domingo. “No domingo tínhamos sempre muita gente e este fim de semana foi muito complicado. Valia mais fechar às 15h30 e assim as pessoas entravam normalmente”, desabafa.

Em outro espaço na zona da Sé, as novas regras também “atrapalharam e muito”. “As pessoas querem ir todas para as esplanadas porque ou não têm certificado ou não têm o teste e isso quer dizer que só podemos ter 20 clientes, perdendo os 10 a 15 lugares no interior”, conta um dos trabalhadores do espaço.

A Casa Arouquesa, gerida por Nelson Mota, foi mais um dos espaços a sentir as consequências das novas regras.
“Na sexta e no sábado até à hora de almoço correu bem, à noite foi diferente, tive muita gente a cancelar reservas. As que vinham ou não tinham certificado ou não queria fazer autoteste”, conta.

Nelson Mota fala numa quebra acentuada de clientes no interior do restaurante, só colmatada pela esplanada.

“No fim de semana passado tive o restaurante com 90 lugares ocupados no interior, este fim de semana tive seis. A nossa sorte é ter uma esplanada com 80 lugares”, confessa.

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