Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
Os objetos de artesanato criados no projeto Craft Turismo Criativo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão ser apresentados na exposição “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão”, que vai percorrer a região.
A sede da CIM, em Tondela, é o primeiro local onde a mostra pode ser visitada até ao próximo domingo (19 de maio).
Seguem-se os concelhos de Carregal do Sal (átrio dos Paços do Concelho entre 20 de maio e 9 de junho), Vila Nova de Paiva (edifício da Câmara Municipal de 11 a 30 de junho), Santa Comba Dão (Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de 1 a 21 de julho), São Pedro do Sul (Câmara de 22 de julho a 11 de agosto) e Tondela (Museu Terras de Besteiros de 12 de agosto a 1 de setembro).
Também estão previstas passagens por Castro Daire (Museu Municipal de 2 a 22 de setembro), Oliveira de Frades (Museu Municipal entre 23 de setembro e 13 de outubro), Vouzela (Paços do Concelho de 14 de outubro a 3 de novembro) e Viseu (Posto de Turismo nos dias 4 a 22 de novembro).
O Craft Turismo Criativo foi organizado pela Associação de Desenvolvimento do Dão em parceria com a comunidade intermunicipal, promovendo o património cultural, artesanal e imaterial de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.
Vários artesãos conceberam de raiz quatro objetos criados a partir de técnicas, matérias e tradições locais e que podem ser utilizados no dia-a-dia, combinando essas práticas tradicionais com interpretações contemporâneas.
Os artigos foram elaborados a partir da experimentação de várias técnicas artesanais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, salienta a importância da valorização da cultura tradicional da região. “Esta exposição é uma forma de valorizar os nossos criadores, o artesanato da região e, através dele, a cultura de Viseu Dão Lafões”, diz.