Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
Estão na fase final as obras da central de camionagem em Viseu. A infraestrutura já está praticamente concluída e já é possível ver junto à entrada do edifício a palavra Viseu em letras amarelas, uma das novidades do projeto.
Apesar de faltarem ainda algumas intervenções, os autocarros já estão a recolher os passageiros no local habitual.
No novo Centro de Operações de Mobilidade de Viseu (COMV) estará centralizada a coordenação e controle de trânsito e tráfego e ali será feita a gestão da rede de mobilidade suave, dos sistemas de partilha de bicicleta e carro, do sistema de serviço de transporte a pedido e a coordenação dos serviços de gestão do estacionamento.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, tinha anunciado que a obra estava prevista para entrega até ao final de março, o que não irá acontecer. Ainda assim, deverá estar para breve a conclusão dos trabalhos.
O projeto da nova central de camionagem, apresentado pela autarquia liderada então por Almeida Henriques, vai criar um centro de operações considerado dos melhores do país. Na altura, falava-se numa estrutura parecida com um aeroporto.
Com um orçamento de cinco milhões de euros, as obras iniciaram-se em 2020 e tinham um prazo de execução de 560 dias.
Recentemente, Fernando Ruas divulgou alguns números relativos aos autocarros com destinos nacionais e internacionais que passam pela central. Semanalmente, referiu, passam pela infraestrutura 144 carreiras expressos nacionais e internacionais, dos quais 16 são internacionais. Já expressos nacionais, semanalmente passam pela central 128 expressos, 33 têm origem em Viseu.
“Madrid, Paris, Luxemburgo, Chaves, Guimarães, Bragança, Faro são apenas exemplos de sítios onde nos podemos dirigir diretamente a partir de Viseu”, destacou Fernando Ruas.