Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…
Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Museu Nacional Grão Vasco recebe este sábado a exposição “Paula Rego – Meninas Exemplares”, numa parceria com a Fundação D. Luís I e a Casa das Histórias.
No âmbito da parceria com a fundação, o Museu Nacional Grão Vasco expôs, entre junho e outubro de 2024 a mostra “O Poder da Paisagem” na Galeria do Palácio da Cidadela, em Cascais. Agora, é a vez do museu viseense receber a mostra dedicada a Paula Rego, uma das mais influentes artistas visuais portuguesas do último século.
O objetivo da exposição, de acordo com a Museus e Monumentos de Portugal, passa por “diversificar os públicos que visitam o Museu Nacional Grão Vasco, atraindo especialmente os mais interessados em arte contemporânea”. Além disso, esta parceria entre o Museu Nacional Grão Vasco e a Fundação D. Luís I procura ainda “desenvolver um conjunto de atividades que envolvam a comunidade na discussão de alguns temas que a obra de Paula Rego inevitavelmente enuncia”.
Nascida em 1935, Paula Rego tornou-se numa artista incontornável dentro da pintura portuguesa. Residiu e trabalhou em Londres, cidade onde estudou pintura, na Slade School of Fine Art, entre 1952 e 1956. As suas obras estão fortemente associadas aos ideais de emancipação da mulher e ao movimento feminista. A obra de Paula Rego, contudo, não se limitou apenas à pintura, cruzando-se com a literatura ou a poesia — territórios artísticos que são confrontados nesta exposição.
A inauguração da exposição, que acontece este sábado, dia 15, pelas 16h00, marca ainda o aniversário do museu de Viseu, que no dia seguinte comemora os seus 109 anos.