Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
Não há nada melhor do que passar uma tarde ou uma fresca manhã em volta de paisagens pitorescas, na companhia de alguém ou não. Nesta altura do ano em que o sol começa a brilhar com mais intensidade a opção por fazer um piquenique num cenário natural ganha força.
Como hoje se celebra o Dia Mundial da Natureza, o Jornal do Centro deixa algumas sugestões de locais para o próximo piquenique dentro da região de Viseu e que não dispensam uma fotografia para mais tarde recordar ou para divulgar nas redes sociais.
Não podemos fugir dos locais incontornáveis na capital de distrito, mais conhecida como Cidade Jardim – Viseu. Destacamos três opções, cada uma com as suas peculiaridades.
No centro da cidade está situado o Parque Aquilino Ribeiro, um local bem delimitado, com zonas verdes preparadas para receber o seu piquenique, e o melhor de tudo, perto de vários locais comerciais caso seja preciso fazer alguma compra de última hora.
Numa zona da cidade não tão central temos a recentemente remodelada Radial de Santiago. Também com variadas zonas onde se pode deitar sobre uma tolha e relaxar ou ler um livro, este parque conta com variadas diversões para os mais novos, para além de uma zona de observação do leito do Rio Pavia, que passa no parque.
Fechando a capital, o emblemático Fontelo é perfeito para quem quer merendar nas diversas mesas espalhadas ao longo da Floresta e no final fazer uma trilha nesse denso – mas com zonas pedonais bem delimitadas – bosque.
Subindo no mapa e de passagem pelo norte do distrito há uma excelente opção para quem gosta de cultura. O Mosteiro de São João de Tarouca tem zonas verdes destinadas ao público prontas para receber um belo piquenique. Após almoço e/ou lanche, a visita às muralhas exteriores e ao interior do mosteiro é uma opção que não deve ser descartada.
Em São Pedro do Sul, no alto da Serra de São Macário existe um ótimo lugar para adeptos do nascer e pôr do sol. Perto da Capela existe um planalto pronto para receber os aficionados por paisagens que se destacam pela sua altitude.
Por fim, agora no sul do distrito, porque não aliar uma boa refeição a um mergulho na Praia Fluvial Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão? Já abriu a época balnear pelo que o rio Dão é uma aposta ganha para quem se sente em casa perto de água, numa zona potencialmente menos movimentada da região de Viseu.
Cada local tem as suas peculiaridades na oferta de diferentes cenários e atividades para tornar qualquer piquenique inesquecível. Agora a pergunta é para si: já decidiu onde vai passar este Dia Internacional do Piquenique?
* Bianca Leão, estagiária ESEV (IPV)