Night photo of a stone church bathed in red light, with a tall chimney on the left and arched windows on the facade.
quinta da carreira habitação social viseu
dance-your-style
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Cultura » Palestra “desvenda” obra de cientista de Lamego que criou sistema de cores no século XVIII

Palestra “desvenda” obra de cientista de Lamego que criou sistema de cores no século XVIII

Câmara de Lamego recebe esta sexta-feira uma conferência sobre Diogo de Carvalho e Sampayo, que assinou a obra “O Sistema das Cores”, considerada uma obra importante da história da cromática

 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
06.11.24
fotografia: Wikipedia
partilhar
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
06.11.24
Fotografia: Wikipedia
pub
 Palestra “desvenda” obra de cientista de Lamego que criou sistema de cores no século XVIII

O salão nobre dos Paços do Concelho de Lamego acolhe esta sexta-feira (8 de novembro) uma conferência sobre Diogo de Carvalho e Sampayo, um cientista natural do concelho que assinou a obra “O Sistema das Cores”, considerada uma obra importante da história da cromática.

A palestra será conduzida por José Pessoa, presidente da Associação Memória Viva, e está marcada para as 21h00.

Natural de Lamego, Diogo de Carvalho e Sampayo foi cientista, nobre, diplomata, membro da Ordem de Cristo e cavaleiro da Ordem de Malta.

Nascido em 1750, tornou-se conhecido como um cientista amador ao assinar duas obras vistas como importantes na cromática: “Tratado das Cores” em 1787 e “Dissertação sobre as Cores Primitivas” em 1788. Também acabou por contribuir para a Teoria das Cores desenvolvida pelo alemão Johann Goethe.

Sampayo concebeu um sistema de ordenação de cor com base na mistura de seis cores primárias: branco, preto, amarelo, vermelho, azul e verde. Cada cor é combinada com as outras cinco cores, resultando eventualmente na criação de 15 escalas lineares com um total de 51 amostras de cor.

Diogo de Carvalho e Sampayo morreu a 29 de dezembro de 1807, aos 57 anos, na Casa do Paço, em Lamego.

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Notícias relacionadas

Procurar