Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O auditório da Casa da Cultura de Sátão acolhe esta terça-feira, dia 10 de setembro, a palestra “Saúde Mental: Desesperança e Solidão”, das 9h30 às 13h00. Esta iniciativa faz parte do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Sátão e decorre no âmbito do protocolo estabelecido com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. A palestra, inserida nas atividades de setembro, mês de prevenção do suicídio, tem como principal objetivo promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população.
A sessão tem início às 9h30 com a abertura oficial. De seguida, às 9h40, a médica de saúde pública Joana Miranda aborda os fatores de risco associados ao suicídio, focando-se na epidemiologia. Ainda nesta parte da sessão, a psicóloga Ana Almeida fala sobre os fatores de risco e sinais de alerta em crianças e jovens.
Mais tarde, por volta das 10h50, o psicólogo Alexandre Teixeira, membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, discute a ideação suicida em relação à orientação sexual e à identidade de género. Para além disso, a ligação entre a solidão e a desesperança é estudada, com destaque à importância de linhas de apoio como a SOS Estudante.
A sessão tem como enfoque o mês da prevenção do suicídio, que acontece em setembro.