cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA

Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA

Este registo junta-se às patentes que já tinham sido concedidas no Canadá, na África do Sul e em território nacional

 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro
02.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV) em colaboração com a empresa SURFORMA, do grupo Sonae, foi patenteada nos Estados Unidos da América.

Este registo junta-se às patentes que já tinham sido concedidas no Canadá, na África do Sul e em território nacional.

Esta tecnologia, “A composite panel for structural and decorative surfaces”, é “um laminado compacto reciclado inexistente no mercado global dos laminados, caracterizado por ser ecológico e sustentável, quer do ponto de vista ambiental e económico”, explicou o IPV em comunicado.

Os laminados compactos são materiais que são “utilizados em superfícies interiores e exteriores de alto desempenho nos setores da construção e mobiliário, tais como fachadas de edifícios, móveis, bancadas, divisórias, paredes, pavimentos e tetos, entre outras aplicações”.

Este novo produto, refere, “possui uma superfície idêntica a um laminado compacto comum, mas incorpora no seu interior um aglomerado de borracha obtida a partir da reciclagem de pneus, em vez das folhas de papel kraft impregnadas com resina”.

Com esta tecnologia, que pretende valorizar a economia circular, “permitiu obter um produto, que mantendo o desempenho físico e mecânico, é mais leve, mais barato, 95 % reciclável e, portanto, mais sustentável e ecológico”.

O projeto foi coordenado cientificamente pelos investigadores do IPV, Jorge Martins e Luisa Carvalho. Cláudia Costa e Ana Vinhas da Surforma e Fernão Magalhães, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, são também titulares desta patente.

pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar