Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os municípios de Penalva do Castelo e São Pedro do Sul participam nas comemorações do Dia Mundial do Turismo organizadas pelo Turismo do Centro. A data será comemorada esta sexta-feira (27 de setembro).
A ONU Turismo – nova designação da Organização Mundial do Turismo – escolheu o tema “Turismo e Paz” para lembrar “o papel fundamental do setor na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento entre povos”, realçou numa nota o Turismo do Centro.
O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da entidade regional vai estar na sessão de esclarecimento “Empreendedorismo no Setor do Turismo”, que terá lugar esta terça-feira (dia 25) a partir das 16h00 em Penalva do Castelo (16h00).
Já em São Pedro do Sul, a Câmara local vai organizar percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, envolvendo a comunidade em ações de sustentabilidade.
Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, o Turismo do Centro vai oferecer gerberas brancas, vistas como um símbolo de paz e pureza, a todos os visitantes dos seus postos de turismo nesta sexta-feira.
“Este gesto simbólico destaca o compromisso do turismo como agente de união e harmonia, numa altura em que o mundo enfrenta desafios crescentes a este nível”, acrescenta a instituição.
Além disso, o Turismo do Centro vai promover a data nas suas plataformas digitais, incluindo o site e as redes sociais, ampliando o alcance das comemorações e reforçando a importância do turismo “na construção de um futuro mais pacífico e inclusivo”.
“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje. O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”, afirma Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro.
Um pouco por toda a região Centro, alguns municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo com eventos que vão acontecer durante esta semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.