A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
Penedono está entre os concelhos do país onde há maior interesse dos estrangeiros em comprar casa. O município do distrito de Viseu aparece na lista divulgada pelo portal imobiliário Idealista.
Penedono é o concelho mais pequeno da região, com uma população de 2.738 habitantes. No entanto, segundo o Idealista, há uma elevada procura de estrangeiros que estão à procura de habitação neste município que está em 12.º lugar no ranking dos locais com mais interesse estrangeiro, com 44 por cento de pesquisas feitas fora do país.
Também na lista consta Aguiar da Beira, que integra a região Viseu Dão Lafões e pertence ao distrito da Guarda. O concelho ocupa o 18.º lugar, com uma taxa de procura estrangeira de 38%.
O Idealista revela que, ao todo, há dez localidades portuguesas onde a maioria das pesquisas de casa para comprar ou arrendar provém do estrangeiro, superando as pesquisas nacionais. O concelho mais procurado é Porto Moniz, na Madeira, onde 65% das visitas aos anúncios de habitação são feitas por estrangeiros, num top 10 quase completado por municípios dos Açores.
Em seguida, encontram-se Calheta com 64%, Lajes das Flores com 62%, Nordeste com 61% e Lajes do Pico também com 61%.
Com uma proporção de estrangeiros a procurar casa inferior a 60%, estão Santa Cruz das Flores com 57%, Santa Cruz da Graciosa com 56% e São Roque do Pico com 54%.
O continente ‘entra’ no 9.º lugar, posição ocupada por Alcoutim (distrito de Faro), com 54% de pesquisas desde o estrangeiro, seguido de Corvo, outro concelho açoriano, com 53%. Vimioso (distrito de Bragança) é o segundo concelho do continente na lista, onde a proporção de estrangeiros que pesquisam casa para comprar ou arrendar é de 49%.
Mesão Frio (distrito de Vila Real) e Ourique (Beja) terminam a lista, representando 37% de interesse.
O Idealista, que analisou as visitas à base de dados nos meses de junho e julho, realça que o interesse dos compradores estrangeiros “é muito claro, inclusive em municípios com menos de 5.500 habitantes”.