Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
Pianistas de 17 nacionalidades vão participar, em abril, no sexto Concurso Internacional de Piano de Viseu, que terá, pela primeira vez, uma categoria destinada a jovens pianistas até aos 18 anos. Este concurso está integrado na programação do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
O diretor artístico do concurso, Jorge de Martins, disse que se inscreveram 37 pianistas de 17 nacionalidades. A final do concurso está marcada para o dia 12, no Teatro Viriato.
“Teremos dez chineses, oito portugueses – o que não é muito vulgar -, cinco coreanos e pianistas de nacionalidades que nunca vieram”, de países como Vietname, Albânia, Bulgária e Taiwan, contou.
No júri estarão pianistas e pedagogos de “renome internacional”, como Marian Rybicki, Olivier Gardon, Roman Rabinovich e Mei Zhu, que se juntarão à “prata da casa”, nomeadamente Jorge Martins, José Carlos Sousa, Manuel Araújo e Shao Ling.
Jorge Martins mostrou-se convencido de que voltarão a nascer “novas estrelas” do universo pianístico e frisou que, desde a primeira edição do concurso, em 2015, passaram por Viseu muitos dos mais importantes pianistas da atualidade, como Aristo Sham, Bruce Liu, Illia Ovcharenko, Youl Sun, Qiani Xu, Dong-Jun Miao, Haozhou Wang e Grigoris Joannou.
No total, estão em jogo 17 mil euros em prémios. O primeiro premiado, além de receber de nove mil euros, terá oportunidade de tocar em Paris, para a Associação Animato, e no 19.º Festival de Música da Primavera de Viseu.
o Festival de Música da Primavera de Viseu promete uma programação diversificada, com 21 concertos, músicos vindos de todo o mundo e um destaque especial para Beethoven.
A iniciativa decorre entre 4 e 25 de abril, em espaços como o Museu Nacional Grão Vasco, Teatro Viriato, Igreja da Misericórdia, Aula Magna do Politécnico de Viseu, auditório da Escola Secundária Emídio Navarro e nas instalações do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão em Viseu. A apresentação da edição deste ano decorreu esta terça-feira (25 de abril).