A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinala esta quarta-feira (25 de setembro) o Dia Nacional da Sustentabilidade com a publicação do seu Guia de Eventos Sustentáveis.
O documento, disponível no site do IPV, surgiu em resposta ao “crescente interesse” do Politécnico em soluções que “minimizem a pegada de carbono das atividades promovidas na instituição”.
O objetivo do guia é ajudar na conceção, planeamento e organização de eventos de natureza científica, técnica e pedagógica, nomeadamente congressos, conferências, palestras e workshops.
“Ao adotar boas práticas, o IPV está a contribuir diretamente para um futuro mais justo e sustentável para todos. Os eventos que implementem as boas práticas serão distinguidos com o símbolo criado para o efeito”, refere o IPV.
Entre as sugestões do guia, estão por exemplo a utilização de canais online e material informativo em formato digital para a divulgação do evento; evitar o uso de papel ou, no caso de ser necessário, recorrer a papel certificado FSC ou PEFC; selecionar fornecedores que adotem práticas de sustentabilidade e que tenham certificados ambientais; o uso de materiais reciclados, reutilizáveis ou biodegradáveis; evitar a oferta de brindes; preferir produtos de comércio justo, orgânicos, endógenos e/ou de origem local e reduzir o desperdício, controlando as quantidades quer de alimentos ou outros materiais e produtos, definindo um plano de gestão.
O IPV também aconselha distribuir bens alimentares excedentários por instituições, evitar a produção de resíduos ou promover a sua redução e o consumo de produtos descartáveis e plásticos, colocar contentores de recolha em locais assinalados e visíveis e assegurar que os fornecedores fazem recolha separada de todos os resíduos.
O Politécnico de Viseu recomenda ainda medidas para reduzir o consumo de energia durante o evento, dando como exemplos a iluminação do auditório e o uso moderado do ar condicionado e aquecimento, e optar pelo sistema de iluminação natural sempre que possível.
Também se deve evitar o consumo de papel e de materiais descartáveis, nomeadamente nas pausas para o café (coffee break) e nas refeições, promovendo a utilização de materiais reutilizáveis em cerâmica, vidro e outros materiais.
O IPV sugere ainda consumir produtos alimentares produzidos na região e da época e dar sempre preferência a água não engarrafada, optando por jarros ou dispensadores.