Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Os Prémios BUPi vão ser entregues esta quinta-feira (28 de novembro) para distinguir quem mais contribuiu para o Balcão Único do Prédio em 2023. A região de Viseu tem estado em destaque no projeto que visa a identificação gratuita de terrenos, sendo que, até à data, o BUPi registou mais de 448 mil propriedades no distrito desde 2021, ano de lançamento da plataforma.
Viseu é o concelho com mais terrenos georreferenciados pelo BUPi, com 53.650 propriedades identificadas, seguido de Tondela (39.459), Castro Daire (31.417), Vouzela (31.408), São Pedro do Sul (29.762), Oliveira de Frades (23.641) e Sátão (22.663). Só Lamego ainda não aderiu ao BUPi.
Em termos de percentagens, Penalva do Castelo, Penedono, Vouzela e Oliveira de Frades estão entre os concelhos do país com a maior proporção de propriedades identificadas, todos acima dos 50 por cento. Já na área identificada (hectares), Vouzela e Penedono também se destacam com percentagens de 51%.
Os Prémios BUPi vão decorrer em Coimbra, no Convento de São Francisco, a partir das 17h00, e fazem parte da 17.ª edição do BUPi Envolve, uma iniciativa dedicada aos mais de 800 técnicos inscritos na plataforma e com o objetivo de formá-los e fazer um balanço dos resultados do projeto, além da divulgação de boas práticas adotadas pelos municípios.
Neste evento que começa às 15h00, também serão divulgados os resultados do estudo intercalar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sobre o impacto potencial do BUPi na mitigação do risco de incêndio.