Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O calor não vai dar tréguas neste fim de semana prolongado em Viseu, quando estamos já a menos de duas semanas do início do verão. O distrito vai estar sob aviso amarelo devido às altas temperaturas, que vão subir nos próximos dias, superando os mais de 30 graus de máxima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o alerta vai estar ativo entre as 9h00 desta sexta-feira (10 de junho) e as 18h00 de sábado (dia 11) por causa da previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima. No norte do distrito, as temperaturas poderão mesmo chegar a quase 40 graus durante o fim de semana.
Mas, antes e para esta quinta-feira (dia 9), o concelho de Viseu tem já previstas máximas de 30º e mínimas de 13º, com sol e céu pouco nublado durante o dia.
No distrito, as máximas de hoje vão oscilar entre os 27º (Cinfães) e os 35º (Carregal do Sal). Nelas e Tabuaço vão atingir os 34º e Armamar, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e Tondela 33º.
Já São João da Pesqueira terá 32º e São Pedro do Sul, Sátão, Tarouca e Vouzela 31º. Castro Daire, Lamego, Mortágua, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva ficam com 30º. Penedono terá 29º e Resende 28º.
A região apresenta esta quinta-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta. O IPMA apela para que se evite ao máximo a exposição ao sol. O distrito também apresenta risco muito elevado de incêndio para estes dias.
Para sexta-feira, Viseu vai ter 32º de máxima e 19º de mínima. No distrito, as temperaturas vão atingir no limite os 37º, a máxima prevista para Carregal do Sal.
Já Mangualde, Nelas e Tabuaço contarão com 36º, enquanto Tondela, Armamar, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira 35º.
No sábado, o calor vai apertar ainda mais com Viseu a chegar aos 33º de máxima. Tabuaço vai atingir os 38º e Armamar 37º. Já Moimenta da Beira e São João da Pesqueira chegam aos 36º.
E, no domingo, Viseu vai ter 34º. Tabuaço vai chegar mesmo aos 39º, enquanto Armamar, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira ficam com 37º. Carregal do Sal, Nelas e Mangualde terão 36º.
Menos exercício físico e mais água, recomendam autoridades de saúde
Entretanto, nunca é demais recordar as recomendações das autoridades de saúde. O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro
A autoridade de saúde apela para que, nos dias de maior calor, seja evitada a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, recomendando também o uso de protetor solar com fator de proteção superior a 30 e também de peças de roupa leves, de preferência de algodão e com cor clara.
No exterior, as pessoas devem evitar fazer esforços físicos intensos, permanecendo em locais frescos à sombra ou climatizados. Durante o dia, devem-se fechar as janelas e persianas. À noite, deve fazer-se o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
As autoridades regionais apelam ainda ao consumo de água e sumos naturais de fruta, sobretudo para os idosos e as crianças e mesmo não tendo sede, e que se evitem refrigerantes e bebidas alcoólicas e se façam refeições ligeiras à base de saladas. As pessoas também são aconselhadas a visitar ou contactar idosos e outras pessoas vulneráveis que vivem sozinhas.
As atividades ao ar livre devem ser reduzidas, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas.