A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Foi inaugurado, no último domingo (3 de abril), o Museu de Miniaturas da Minha Infância, no Bairro de Santa Eugénia, em Viseu.
O museu é o culminar de um sonho mantido por Armando Marques, cuja história foi partilhada pelo Jornal do Centro O taxista de Viseu que quer criar um museu de miniaturas de transportes
O taxista, colecionador de miniaturas de transporte e ex-emigrante na Suíça tem uma coleção com mais de 2.500 miniaturas de todo o tipo de transportes, com as mais variadas formas, tamanhos, marcas e características. Já em abril de 2021, Armando Marques sonhava abrir um espaço para o público ver as peças que guardou ao longo dos anos.
O taxista começou com a coleção quando, já com ideias de regressar a Portugal, quis comprar um carro, “um Mercedes”. Não encontrou o modelo que queria e, por isso, decidiu comprar em miniatura numa simples ida ao supermercado. “Foi a partir daí que começou a brincadeira”, disse.
No mesmo dia, “meti a miniatura em cima da televisão, daquelas antigas, sentei-me no sofá e comecei a olhar para a miniatura e gostei”, contou o colecionador, admitindo que retornou ao supermercado para compras mais peças. “Quantas miniaturas lá havia sem serem iguais, foram quantas eu trouxe”, assinalou.
A inauguração do novo museu contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia.
“Não perca a oportunidade de conhecer este novo museu e de observar, por exemplo, várias miniaturas automóveis que recordam a nostalgia de brincar com elas na infância”, acrescenta a nota divulgada pelo município.
A paixão pelas miniaturas começou nos anos 90 e, desde então, nunca mais parou.