Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Mais de 400 pessoas participaram no oitavo fórum Viseu Educa, que decorreu esta semana em Viseu, tendo terminado esta quinta-feira na Aula Magna do Instituto Politécnico.
A iniciativa foi organizada pela Câmara e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu – Visprof, no âmbito do programa municipal Viseu Educa.
Durante três dias, o evento contou com a participação de vários especialistas locais e nacionais em diversos painéis de discussão focados no tema “Aprendizagem, Participação e Bem-Estar”, como a saúde mental dos profissionais de educação e as consequências da pandemia no sistema educativo.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, marcou presença no primeiro dia do Fórum, tendo elogiado o papel dos professores no desenvolvimento da qualidade educativa no concelho de Viseu e reforçou a importância do investimento na educação.
“Com uma população escolar de mais de 25.000 estudantes, e em crescimento, os desafios vão ser sempre mais complexos e vão requerer um esforço de todos nós para formarmos as novas gerações da melhor maneira possível”, disse o autarca, que classificou Viseu como “a melhor cidade para estudar”.
O presidente da Câmara elogiou a “componente pedagógica de grande qualidade” das escolas do concelho e salientou também o “desenvolvimento cívico de todos os jovens que participam num sistema educativo que se quer melhor, maior e mais moderno”.
A sessão de encerramento contou com a presença do vereador da Educação na autarquia, Pedro Ribeiro, que defendeu a importância do programa Viseu Educa como “promotor pedagógico e impulsionador de uma ligação colaborativa entre todo o sistema educativo do concelho com vista a constante melhoria do nosso ensino”.
O fórum também acolheu, nos dois últimos dias, conferências e mostras de boas práticas da comunidade educativa, com o propósito de debater melhorias e inovações na educação.