Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas

Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas

pub
 Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas - Jornal do Centro
06.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas - Jornal do Centro
06.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas - Jornal do Centro

O programa de apoio a trabalhadores que se fixem no interior recebeu até hoje 711 candidaturas e as verbas aprovadas ascendem a 1,3 milhões de euros, segundo dados do Ministério do Trabalho enviados à agência Lusa.

As 711 candidaturas, recebidas desde a entrada em vigor do programa Emprego Interior MAIS, em julho de 2020, abrangem 1.380 pessoas, que incluem os candidatos e os membros dos agregados familiares.

“Destas, 710 pessoas já se deslocaram para os territórios do interior”, revelou à Lusa a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Segundo uma portaria publicada esta segunda-feira (6 de dezembro), o Governo estendeu até final de 2023 este programa, que terminava a 31 de dezembro deste ano, e alargou a sua abrangência a quem vive fora de Portugal e a situações de teletrabalho.

O programa atribui um apoio de até 4.827 euros para os trabalhadores que queiram fixar-se no interior (ou que já o tenham feito depois de 1 de janeiro de 2020) e uma comparticipação dos gastos associados à mudança.

Entre as novas situações agora previstas na lei estão pessoas em teletrabalho, “ao abrigo de um contrato de teletrabalho entre empregador e trabalhador” ou emigrantes que tenham saído de Portugal após 31 de dezembro de 2015 e tenham vivido pelo menos um ano no estrangeiro antes de se terem fixado num território do interior, segundo o preâmbulo da portaria hoje publicada no Diário da República.

Outra novidade é o alargamento a estrangeiros que vivam fora de Portugal e pretendam mudar-se para o interior do país, prevendo a legislação a possibilidade de contratos de trabalho celebrados com “entidades que não possuam atividade registada em Portugal continental, desde que cumpram a legislação portuguesa”.

A versão anterior desta legislação definia como destinatários apenas desempregados ou empregados à procura de novo emprego inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Além de passar a contemplar emigrantes e estrangeiros, a nova versão alarga o universo aos que estão também inscritos nos serviços de emprego das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e a quem não tem contribuições na segurança social (no mês anterior à candidatura, ao da criação do próprio emprego, ao da criação de uma empresa ou da celebração de um contrato de trabalho).

Foram ainda revistos alguns critérios, como a possibilidade de a residência do beneficiário não ser num território classificado como sendo do interior, desde que desempenhe o seu trabalho no interior e viva a menos de 50 quilómetros de distância.

O Ministério do Trabalho já tinha anunciado em agosto deste ano a intenção de alargar a quem vive no estrangeiro a possibilidade de aceder ao programa Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada.

Citada numa nota de 14 de agosto, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que este alargamento é “um importante passo para o posicionamento internacional de Portugal como um destino a partir do qual se pode trabalhar para qualquer ponto do mundo”.

pub
 Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Programa de apoio a quem se fixar no interior com 711 candidaturas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar