A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
A aldeia de Barrô, no concelho de Resende, acolhe no próximo domingo (21 de maio) o encontro comunitário do projeto Aldear, organizado nas regiões do Douro, Tâmega e Sousa.
A agenda começa às 10h30 com um percurso artístico, seguido de uma oficina de sabores às 11h30, outra de saberes e sabores às 15h00 e uma de artes pelas 16h00. A criação comunitária arranca às 16h30. Os encontros comunitários concentram as apresentações públicas do resultado dos projetos artísticos participativos desenvolvidos nos últimos meses.
Mais de duas mil pessoas participaram nos encontros organizados por esta iniciativa, que já atravessou concelhos como Cinfães. Mais de meia centena de espetáculos comunitários, oficinas de saberes e sabores, instalações, conversas e percursos artísticos foram realizados em quatro semanas ao abrigo do Aldear.
O projeto, realizado pela primeira vez há dois anos, junta onze aldeias da zona. O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, refere que nas primeiras semanas foram criados “pontos de encontro das comunidades com artistas e visitantes, assim como laços com os territórios”.
Nos encontros participam os coletivos artísticos Burilar, Colectivo Espaço Invisível, Laboratório Maria Zimbro, Associação Discos de Platão e Coruja do Mato.
“Até ao final desta edição pretendemos continuar a criar um sentido de comunidade, de partilha e de enriquecimento pessoal e coletivo que este projeto proporciona, oferecendo uma oportunidade de transformar positivamente um território, através da pertença de quem lá vive”, antevê Pedro Machado.
Em cada encontro é proposto um percurso artístico, duas oficinas de sabores e saberes, uma oficina de artes e ofícios e um espetáculo comunitário. Todos os encontros são de entrada gratuita. A iniciativa termina a 25 de junho.