Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Moimenta da Beira aderiu ao projeto Radar Social e implementou no concelho o programa que pretende combater a pobreza e a exclusão social através da identificação e referenciação de situações.
O projeto – recentemente aprovado – vai basear-se num trabalho de parceria, cooperação, referenciação e reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social e “em complementaridade” com a rede social municipal, explicou a autarquia.
O Radar Social de Moimenta da Beira já conta desde a passada segunda-feira (2 de setembro) com uma equipa de três técnicas.
“Através desta medida, será estudado e implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso concelho, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado”, explica a Câmara.
Os trabalhos vão decorrer em duas fases e durante 27 meses (mais de dois anos). Na primeira ronda, é feito o diagnóstico social e preparado os planos de ação e de desenvolvimento social. Já na segunda fase, será feita a georreferenciação social do território e posto em prática o plano de ação.
Também outros concelhos como Armamar, Tabuaço e São Pedro do Sul viu aprovadas candidaturas ao Radar Social, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.