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PSA Mangualde entrou esta segunda-feira em lay-off

 PSA Mangualde entrou esta segunda-feira em lay-off
02.05.22
fotografia: Jornal do Centro
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 PSA Mangualde entrou esta segunda-feira em lay-off
12.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
 PSA Mangualde entrou esta segunda-feira em lay-off

O Centro de Mangualde da Stellantis (antiga PSA) entrou em Antiga PSA Mangualde vai entrar em layoff esta segunda-feira (2 de maio), por um período de seis meses, devido a problemas na cadeia de abastecimento. A empresa anunciou o lay-off em finais de abril por causa da falta de componentes para a produção dos carros.

Segundo frisou fonte da fábrica automóvel, não faltam clientes, mas a produção está a sofrer o impacto dos problemas verificados na cadeia de abastecimento, “que está a prejudicar a indústria automóvel”.

“No primeiro trimestre quase não fomos impactados. Outras empresas da indústria automóvel pararam várias vezes e nós, felizmente, não parámos. Mas agora, em abril, começámos a sentir esses efeitos”, explicou a fonte. Como se trata de “uma situação completamente imprevisível”, a empresa decidiu avançar para o regime de lay-off tradicional por seis meses, esperando que, a partir de outubro, a situação normalize.

Neste âmbito, foi adiada a intenção (anunciada no início deste ano) de ter um turno adicional de produção, a chamada sexta noite, a partir de maio, com uma equipa prevista de 90 trabalhadores. “É um adiamento. Suspendemos temporariamente, mas acreditamos que no segundo semestre as coisas poderão melhorar um bocadinho”, referiu a mesma fonte.

Os operários da empresa vão receber a 80 por cento e a Comissão de Trabalhadores da fábricaPSA Mangualde: comissão de trabalhadores lamenta falta de negociação sobre o lay-off, dizendo que a medida foi imposta.

A mesma fonte da antiga PSA lembrou que, no ano passado, a Stellantis – que tem cerca de 900 trabalhadores – também teve de recorrer ao lay-off, mas este deixou de ser necessário a partir de outubro. A fábrica foi obrigada a parar várias vezes devido à falta de semicondutores e teve de ajustar a sua produção ao não fornecimento de peças.

Em janeiro deste ano, o Centro de Mangualde da Stellantis anunciou que pretendia ter, a partir de maio, um turno adicional de produção, que permitiria criar novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Esta previsão era feita com base no “sucesso dos veículos comerciais ligeiros da Stellantis” (Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo), que permitiria ter mais um turno de produção a operar uma vez por semana.

A criação de mais este turno permitiria ao centro “aproximar-se da sua capacidade produtiva máxima para responder à procura crescente daqueles modelos líderes no mercado europeu”, justificou, em janeiro.

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