Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A PSP de Viseu realizou várias ações de sensibilização do programa Escola Segura, entre maio e junho, sobre as temáticas de bullying e cyberbullying.
As iniciativas vão decorrer na Escola Profissional Mariana Seixas, no Colégio da Via Sacra e no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, envolvendo cerca de 400 alunos do segundo e terceiro ciclo e 30 professores.
Em comunicado, a PSP explicou que estas ações têm vindo a ser realizadas ao longo do ano letivo com vista a “alertar e sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa, para a existência de situações de violência exercida nas escolas”.
“Estas ações visam sensibilizar alunos, pais, professores e assistentes operacionais para este tipo de violência, bem como consciencializar e capacitar este público para detetar sinais de alerta e apoiar e encaminhar vítimas e agressores”, acrescentou a Polícia.
A PSP aconselha os pais a estarem atentos às alterações de comportamento dos filhos como desinteresse na escola, alterações nos resultados escolares, alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes, irritabilidade extrema ou qualquer outra mudança de comportamento, pois podem traduzir sintomas de vítima de bullying e cyberbullying.
A Polícia aconselha também aos próprios jovens que são vítimas que não se isolem e partilhem os problemas com os amigos, os professores, os pais e os agentes do Escola Segura.