A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A empresa Desfruta, uma das maiores operadoras de maçã do país com sede em Moimenta da Beira, foi vendida à Quinta de Vilar por mais de 6,2 milhões de euros.
A quinta com explorações em Viseu, Sátão e Penalva do Castelo conseguiu adquirir os ativos da empresa que tinha Dono da Fruut quer comprar empresa falida de Moimenta da Beira depois de ter superado a oferta da credora Frutas Patrícia Pilar, que chegou a propor cinco milhões de euros pela Desfruta.
Mas, segundo escreve esta terça-feira o Jornal de Negócios, a proposta da Quinta de Vilar acabou por ser aceite pela comissão de credores da Desfruta. O recheio chegou a ser posto à venda num leilão eletrónico por um valor-base superior a 12,1 milhões de euros, sem sucesso.
A Desfruta declarou insolvência no verão do ano passado e despediu cerca de 40 trabalhadores por falta de dinheiro para pagar os salários, com dívidas de aproximadamente 11 milhões de euros.
Entre os credores estavam a banca, o Fisco, a Segurança Social, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Câmara de Moimenta da Beira.
A Desfruta ainda apresentou um plano de recuperação aos credores, mas o documento acabou por ser chumbado e o Tribunal decretou a liquidação dos ativos.
Agora, com a nova aquisição, a Quinta de Vilar passa a conservar cerca de 18 mil toneladas de maçã, sendo atualmente o maior operador de maçã na região da Beira Alta. Em 2023, o volume de negócios da empresa conhecida pela marca de fruta desidratada Fruut ultrapassou os nove milhões de euros.