Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
Com cachecóis, bandeiras, camisolas, marcadas pelo amarelo e verde. Está tudo pronto para cerca de duas mil pessoas deixarem a cidade e o concelho de Tondela rumo ao Estádio Municipal de Leiria Magalhães Pessoa, esta sexta-feira.
É em Leiria que estas pessoas querem celebrar já hoje a subida à Primeira Liga, três épocas depois de terem descido de divisão e dez anos volvidos desde a primeira chegada do clube ao primeiro escalão. Para quem for de autocarro, a indicação é de que as viaturas saem do parque do Estádio João Cardoso às 17:15h, mas o clube apela a que os adeptos estejam meia hora antes junto ao Estádio.
Estima-se que, além de 15 autocarros cheios, haja mais – muitas mais – pessoas a ir de viatura própria até Leiria para assistir ao jogo a partir das oito e meia da noite. O clube disponibilizou viagem e bilhetes gratuitos para um jogo que se pode revelar histórico. Para quem viaja de carro próprio até ao estádio leiriense, o Tondela já publicou nas redes sociais uma imagem com as indicações dos parques de estacionamento disponíveis à volta do Magalhães Pessoa.
Aconteça o que acontecer – e estes adeptos querem que já hoje fique resolvida a questão da subida à Primeira – o Tondela sabe que o terceiro lugar – que dá direito a jogar play-off de subida – está já garantido. Por isso, se a subida não ficar já selada, há mais uma oportunidade para chegar lá.
Ganhando o encontro frente à União de Leiria, o Tondela resolve a vida por si e, além da subida, assegura o título de campeão nacional da Segunda Liga. Mas a subida pode também ser garantida com um empate ou até com uma derrota. Antes do apito dos três jogos que vão começar à mesma hora – 20:30h – o Tondela está em primeiro lugar, com 61 pontos, mais um do que o Alverca e dois em relação ao Vizela. Além do Leiria – Tondela, jogam-se esta noite o Alverca – Portimonense e o Marítimo – Vizela.