Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
O Rancho à Moda de Viseu e o Viriato foram aceites para inscrição nos Produtos Tradicionais Portugueses. A Câmara de Viseu deu já o pontapé de saída para a inclusão das duas iguarias na lista, com o objetivo de levá-las à classificação.
O presidente do município, Fernando Ruas, diz que a Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Regional aceitou a inscrição. Para entrar na lista, explica o autarca, “tem que ser aceite” como inscrição. “A Câmara tem de dar parecer e foi isso o que fizemos (com o Rancho). A mesma coisa fizemos com o Viriato”, resumiu.
O Rancho à Moda de Viseu foi incluído na categoria de pratos à base de carne. Criado no Regimento de Infantaria 14, é um dos pratos mais tradicionais da cidade, sendo confecionado à base de carne, couve, massa, batata e grão de bico.
Já o Viriato foi inscrito em Doces e Produtos de Pastelaria. O bolo é vendido em várias pastelarias da cidade, tendo sido originado em 1955 a propósito de uma demonstração de novos pães doces regionais em forma de V.
A lista dos Produtos Tradicionais Portugueses é coordenada pela Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Regional, em colaboração com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e a federação Minha Terra, que junta associações de desenvolvimento local.
O objetivo é “desenvolver um trabalho sistemático de levantamento documentado do receituário tradicional português e dos produtos agrícolas e géneros alimentícios tradicionais portugueses, nomeadamente através da inventariação de referências escritas, da obtenção de elementos relativos à história, particularidades, usos e saber-fazer associados a esses produtos”.