A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa em Sernancelhe, D. Joaquim Dionísio, foi nomeado bispo auxiliar do Porto. O anúncio foi feito esta sexta-feira (26 de maio), após nomeação pelo Papa Francisco.
O sacerdote, de 54 anos, passa a ser um dos adjuntos do bispo D. Manuel Linda, ele próprio natural de Resende, na Diocese do Porto, juntamente com D. Roberto Mariz.
Natural de São Martinho de Cimbres (Armamar), D. Joaquim Dionísio, que foi ordenado padre em 1993, desempenhou várias funções no seio da Diocese de Lamego. Foi também cónego da Sé de Lamego e pároco nas localidades de Quintela, Granjal e Lamosa, no concelho de Sernancelhe.
Detentor de um mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris, em França, o novo bispo auxiliar do Porto foi padre em várias paróquias, capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, diretor do semanário diocesano Voz de Lamego e da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios e presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social.
Em comunicado a Câmara de Sernancelhe felicitou D. Joaquim Dionísio pela nomeação, considerando que o município teve o privilégio de “ter podido contar, nos últimos anos, com a disponibilidade, trabalho, capacidade de diálogo e colaboração” do padre.
“Pároco em Quintela, Granjal e Lamosa, onde deixa uma marca única de proximidade e amizade às respeitas comunidades, foi enquanto Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa que D. Joaquim Dionísio foi decisivo na concretização de obras essenciais para o presente e futuro daquele Santuário de completa 525 anos de existência”, referiu a autarquia.
A Câmara de Armamar, terra natal do novo bispo auxiliar, também dirigiu palavras de congratulação a D. Joaquim Dionísio pela nomeação. O presidente da autarquia, João Paulo Fonseca, mandou “votos de sucesso” para a nova “missão”.
A ordenação de D. Joaquim Dionísio como bispo auxiliar será no dia 16 de julho na Sé de Lamego.
Sobre a nomeação deste e de D. Roberto Mariz (oriundo da Diocese de Braga) para bispos auxiliares, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, falou de “dois novos ‘reforços’ que em muito contribuirão para o bem da nossa diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada”.