A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Arrendar casa na cidade de Viseu em agosto estava mais caro 5,2 por cento face ao mesmo mês do ano passado. Os dados do portal imobiliário Idealista apontam para um aumento generalizado dos preços em praticamente todo o país e a região não foge à regra.
Segundo os dados divulgados pelo portal, na capital do distrito, as rendas custam em média 7 euros por metro quadrado, mas, apesar deste aumento, Viseu está entre as cidades mais económicas para arrendar casa. Em comparação, as cidades de Aveiro (11,5 euros/m2) e Coimbra (11,2 euros/m2) cobram rendas mais elevadas. Já Lisboa continua a ser a cidade mais cara (21,8 euros/m2). Porto (17,4 euros/m2) e Funchal (14,3 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares.
Já o distrito de Viseu foi um dos quatro do país onde as rendas desceram no espaço de um ano, com uma queda de 2,8% face a agosto do ano passado. Em média, o arrendamento na região custa também 7 euros por metro quadrado.
Relativamente à região Centro, as rendas subiram 7,7% para os 9,4 euros por metro quadrado.
A nível nacional, os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 6,5% em agosto face ao mesmo mês no ano anterior para o valor mediano de 16,3 euros por metro quadrado no final de agosto.
O Idealista analisou os preços de oferta com base nos metros quadrados construídos e publicados pelos anunciantes do site. Da estatística são eliminados anúncios atípicos e com preços fora de mercado e incluídas as moradias unifamiliares.
Também foram descartados todos os anúncios que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.