A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
A “Última Rota da Transumância”, que acontece em junho e agosto, foi distinguida esta quarta-feira com o primeiro lugar na cerimónia anual dos “Green Destinations”, na Feira Internacional de Turismo de Berlim (Alemanha), na categoria de Cultura e Tradição.
“O Município de Castro Daire acaba de ser distinguido com o primeiro lugar nos ‘Green Destinations Top 100 Story Awards’, na categoria Cultura e Tradição, com a história “A última rota da Transumância”, anunciou a autarquia.
Em comunicado, o executivo municipal liderado por Paulo Almeida adiantou que Castro Daire era o único município português nomeado para esta categoria.
Estavam nomeados para a mesma categoria mais cinco projetos de territórios como Belsh (Albânia), Aspen (Estados Unidos da América), Brezice (Eslovénia), Vale Salek (Eslovénia) e Cidade de Miyazu (Japão).
O presidente da Câmara de Castro Daire afirmou que, o município, ao receber esta distinção, “assume um papel de líder exemplar na indústria do turismo sustentável não só em Portugal, mas no mundo”.
“Este reconhecimento é o resultado da dedicação e preservação da nossa rica herança cultural, enquanto simultaneamente procuramos e implementamos um conjunto de medidas e práticas inovadoras para minimizar a pegada ambiental e social no nosso concelho”, destacou Paulo Almeida.
O autarca, que esteve presente na cerimónia em Berlim, afirmou que este prémio “não apenas valida os esforços contínuos” por parte de todos quanto estão envolvidos, assim como o município, “mas também serve como um estímulo para continuar a trilhar o caminho da sustentabilidade e autenticidade cultural”.
“Estamos profundamente agradecidos pelo reconhecimento e comprometidos em continuar a elevar os padrões do turismo responsável”, assumiu.
Segundo a nota de imprensa, os Green Destinations Top 100 têm como objetivo “evidenciar os destinos turísticos que se destacam pelas suas iniciativas e esforços notáveis no sentido do turismo sustentável”.
“A categoria de Cultura e Tradição premeia as organizações ou territórios que sobressaem na promoção e preservação das suas riquezas culturais, promovendo uma experiência turística enriquecedora e autêntica”, esclareceu a Câmara de Castro Daire.
Na nota, o executivo camarário lembrou que “A Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire, assente na recriação de forma a reviver uma tradição ancestral que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro.
“Da transumância sobram as recordações. Pelas Rotas da Transumância, mais do que rebanhos e pastores, seguia também toda a cultura inerente a cada povo. Tradições e costumes eram passados de região em região, contribuindo para uniformizar características entre povos distantes”, escreveu.
A Câmara recordou que o troço daquela que foi “A Última Rota da Transumância” em Castro Daire, no ano de 1999, encontra-se atualmente recuperado, consistindo num produto de turismo de natureza, onde a ruralidade e tradição contactam com o meio ambiente aproveitando os recursos naturais do território.