Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Vários atletas de Viseu vão ser homenageados esta segunda-feira (20 de maio) na gala do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. O antigo atleta Carlos Lopes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, será uma das figuras distinguidas.
Também o nadador Diogo Ribeiro, campeão do mundo nos 50 e 100 metros mariposa e com raízes familiares em Mortágua, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, de Mangualde, serão distinguidos por terem sido eleitos como atletas do ano.
Também no lote de premiados estão nomes do desporto nacional como o treinador do Sporting, Rúben Amorim, e o sueco Viktor Gyökeres, que foram eleitos treinador da Primeira Liga e melhor jogador do ano, respetivamente, depois de se terem sagrado campeões nacionais pela equipa de Alvalade.
Rúben Amorim, de 39 anos, que guiou, pela segunda vez na carreira, o clube lisboeta à conquista do campeonato nacional, e o ponta de lança sueco dos ‘leões’, de 25 anos, a grande figura da equipa na presente temporada, face aos 41 golos que regista até ao momento em todas as competições, são os destaques da lista de 13 premiados referente à época 2023/24.
O treinador do Nacional, Tiago Margarido, conduziu o emblema da Madeira de volta ao escalão principal e será galardoado como o melhor treinador da Segunda Liga, assim como o médio João Neves, do Benfica, a revelação da temporada.
Kika Nazareth, tetracampeã pela equipa feminina de futebol do Benfica, o avançado do Alverca João Costa, que apontou 22 golos na Liga 3, ajudando o clube ribatejano a regressar ao segundo escalão, e Nenê, do AVS, artilheiro da Segunda Liga, com 23, vão receber o prémio de melhores jogadores das respetivas competições.
O defesa central Rúben Dias, do Manchester City, que pode sagrar-se tetracampeão inglês no domingo, e o treinador Jorge Jesus, campeão pelos sauditas do Al Hilal, serão distinguidos como os melhores no estrangeiro.
Os outros premiados na festa vão ser a atiradora Maria Inês Barros, campeã da Europa em 2023, e o nadador Diogo Ribeiro, campeão do mundo nos 50 e 100 metros mariposa, como atletas do ano, e que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris.
A equipa do ano é composta pelos benfiquistas Messias Baptista e João Ribeiro, campeões do mundo em K2 500 metros, e o atleta paralímpico é Miguel Monteiro, do lançamento do peso.
O antigo atleta Carlos Lopes, medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, será homenageado pelo CNID.
A cerimónia está agendada para esta segunda-feira, em Viseu, a partir das 15h30, no Solar do Vinho do Dão.